Parte da torre da Paróquia São José, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), desabou na manhã desta quarta-feira, 19. Duas vítimas feridas foram resgatadas dos escombros, mas sem gravidade. Espaço foi interditado pela Defesa Civil do município.
De acordo com representantes da paróquia, o espaço deve ficar fechado até que seja definido como vai acontecer "a remoção do restante da torre" e a reestruturação dela.
Já as missas serão transferidas para a capela de Santa Terezinha, que fica dentro do Hospital Municipal de Maracanaú. Entre esta quarta até o sábado, 22, elas ocorrem no espaço às 18 horas. Já a missa do domingo, 23, até agora não tem logística definida.
A casa que fica vizinho à igreja foi atingida e precisou ser interditada.
Conforme o pároco da igreja, José Sávio, uma das vítimas é um funcionário do templo. Ele quebrou a perna e recebeu atendimento pré-hospitalar no local, depois foi encaminhado a uma unidade de saúde.
A outra vítima, de acordo com Hermano Linhares, coordenador da Defesa Civil de Maracanaú, que sofreu apenas escoriações, foi encaminhada ao hospital devido ao estado de choque após o acidente.
O pároco relatou que a reforma da torre estava prevista para começar hoje. No entanto, devido à chuva, não foi possível montar os andaimes.
A Defesa Civil de Maracanaú deve inspecionar o prédio para analisar se há risco de novos desabamentos e necessidade de interdição.
"Nós estamos dando andamento aos trabalhos, já estamos aqui com o secretário de Infraestrutura, para já começar o processo de restauração da igreja", disse Hermano.
O secretário, Raimundo Bezerra, destacou que já havia a intenção de revitalizar a torre e a presença de diferentes órgãos da Prefeitura no local. "Agora é o corpo de arquitetos e engenheiros avaliar e o poder público, em parceria com a própria igreja, auxiliar no que for preciso", afirmou.
Casal de idosos tem casa afetada
Um casal de idosos teve parte da sua casa afetada pela queda da torre da Igreja São José. No momento do ocorrido, o casal estava na garagem se preparando para sair de casa.
Luiz Miranda Martins, 73, conta que estava de saída para resolver algumas questões pessoais, quando pediu para a esposa ir junto. Ela teria resistido, mas concordou.
“Ela não queria ir de jeito nenhum, disse que poderia ser a qualquer hora e eu falei ‘vamos agora’. Ela entrou e sentou no banco de trás. Foi uma coisa que não se explica. Nessa hora a gente tem que acreditar em milagre".
“A gente tinha saído há pouco tempo. Minha esposa não gosta de sair na chuva. Ela ficava lá na televisão vendo vídeo de crochê, é o hobby dela. Mas graças a Deus eu tirei [ela] e nós sem nenhum arranhão”, comentou.
O idoso afirmou que a Prefeitura de Maracanaú e a família estão prestando apoio e realizando a limpeza do local. (Colaborou Alice Barbosa/Especial para O POVO)
Veja vídeo:
Chove em mais de 100 cidades do Ceará
Ceará registra manhã de fortes chuvas, com precipitações em mais de 100 cidades. Em Aquiraz, choveu 172 mm e diversos alagamentos foram registrados. Prefeito Bruno Gonçalves (PRT) chegou a pedir que as pessoas não passem pelo entorno do Terminal Rodoviário, local onde há alagamento mais severo.
Em Fortaleza, com as chuvas de 98 mm, houve diversos pontos de alagamento, 30 semáforos com problemas e dois im[oveis com risco de desabamento.
Atualizada às 19h22min