O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), afirmou que um estudo é realizado para avaliar possíveis mudanças nos horários de operação das faixas exclusivas de ônibus. A Prefeitura analisa a viabilidade de permitir o trânsito dos demais veículos nos corredores fora dos horários de pico.
LEIA MAIS | Evandro diz que pagamento de retroativo a servidores é 'inviável': 'Não tenho condições'
“Tem o horário de pico do início da manhã, quando o trabalhador e a trabalhadora vão entrar no expediente de trabalho, e no final da tarde. No meio da manhã, de 9 horas até 11h30min, mais ou menos, e de 14h30min às 17 horas, a quantidade de ônibus que transita nessas faixas diminui bastante”, disse Evandro em entrevista exclusiva ao O POVO nesta quarta-feira, 9.
O prefeito argumenta que, nesses horários, a própria frota de ônibus é reduzida. Por isso os veículos poderiam também utilizar a faixa exclusiva dos coletivos. “Mas isso ainda está em estudo, não é nenhuma proposta de absolutamente nenhum segmento”, disse.
Questionadas, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) informaram que desenvolvem “estudo técnico para avaliação dos horários de operação das faixas exclusivas de ônibus em Fortaleza. A proposta segue em elaboração entre as instituições, ainda sem prazo para finalização, e será divulgada tão logo seja concluída”.
Como publicado pelo O POVO, o vereador Benigno Júnior (Republicanos) apresentou um projeto de indicação na Câmara Municipal de Fortaleza sugerindo a medida de redução do horário da exclusividade das faixas.
Por meio de nota, a AMC e Etufor haviam afirmado que não receberam contato do vereador e que estariam abertas a cooperar com dados para um estudo sobre a redução.
PRAZO
Estudo realizado pela Etufor, em parceria com a AMC, ainda não tem data para ser finalizado