A Prefeitura de Fortaleza divulgou ontem, 10, o plano operacional para a comemoração do aniversário de 299 anos da Cidade. A festa será dividida em dois dias, com shows de Ceará Brega Show, Donaleda, Danieze Santiago e Zé Vaqueiro, na Lagoa da Parangaba, no sábado, 12. Além de Taty Girl, Natanzinho Lima, José Augusto e Banda Reite, no domingo, 13, no Aterrinho da Praia de Iracema.
Com o tema "Viver a cidade é celebrar nossa história", a Prefeitura vai realizar dois dias de festa, a fim de descentralizar as comemorações do aniversário, trazendo um evento para a Lagoa da Parangaba, e contando também com o tradicional show no Aterrinho.
Segundo a Prefeitura, são esperadas 70 mil pessoas para as comemorações: a expectativa é de que 20 mil compareçam no dia 12, na Parangaba, e outras 50 mil pessoas são esperadas para o dia 13, no Aterrinho.
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), contará com 62 agentes operando o tráfego durante os dois dias. Na Parangaba, a AMC fará o controle do trânsito a partir das 6h e não terá bloqueio completo da rua Gomes Brasil, sendo liberada uma faixa para o deslocamento dos veículos.
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informou que serão 68 veículos circulando as 23 linhas no entorno da Lagoa da Parangaba. O órgão conta ainda com cinco ônibus reservas para atender à demanda do evento.
A Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) terá um efetivo de 91 agentes no primeiro dia de festividade, contando com patrulhamento a pé, motocicletas, viaturas e cavalaria. No segundo dia, a PM estará com 96 agentes.
A Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) somará um efetivo de 132 agentes no entorno da Lagoa da Parangaba, além de dar o suporte nos sete terminais de ônibus da Capital. No Aterrinho, 142 agentes da GMF farão o apoio, circulando no calçadão, na faixa de areia e no mar, por meio das equipes de salvamento aquático que estarão de plantão no evento.
O evento contará com um Posto Médico Avançado (PMA), além de uma Unidade de Suporte Básico, presente nos dois dias. Cada PMA vai ter a atuação de 13 profissionais da saúde. As equipes das ambulâncias serão compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores, socorristas e profissionais de serviços gerais.
"Começamos essa descentralização das ações da Cultura no Carnaval, e agora estamos fazendo o mesmo em outro evento estruturante de Fortaleza. Temos dois dias de programação com shows, mas também temos outras ações. Temos ações na Biblioteca Cristina Poeta, no Autran Nunes, uma rota de trenzinho pelos principais pontos do nosso patrimônio histórico, temos programação do Centro Cultural Belchior (na Praia de Iracema), e um festival humor espalhado pela Cidade, entre outras ações", afirmou a secretária de Cultura, Helena Barbosa.