Logo O POVO+
Povos originários, charqueada e cidade em formato de tabuleiro
Comentar
CIDADES

Povos originários, charqueada e cidade em formato de tabuleiro

Formação da cidade
Edição Impressa
Tipo Notícia
Comentar

Professor e historiador, André Rosa conta que Fortaleza surgiu de maneira já esperada para a criação de qualquer cidade naquele período original. As origens das cidades naquele tempo eram do engenho, que eram fontes econômicas, ou de missões jesuíticas, ou de fortes para guarnecer as regiões.

Em relação aos ciclos econômicos que marcaram (e aindae) a Capital, André cita a charqueada que desenvolveu na história cearense a "civilização do couro". O gado vai conseguir fazer com que exista atração e povoamento.

A questão indígena no Ceará acaba sendo muito importante, pois deu origem a novos biotipos. O povo é originário da miscigenação com brancos e indígenas. "O indígena trabalhou como vaqueiro, muito em algumas áreas fazendárias, porque os ciclos econômicos do Ceará não requeriam muita mão de obra escrava. É por isso a nossa precocidade na abolição."

A população indígena no Estado foi um elemento crucial para a formação da nossa sociedade. André também cita a condição urbanística, onde a formação da Cidade se parece com um tabuleiro de xadrez. O responsável pelo conjunto é o arquiteto Adolfo Herbster. Conforme André, o feito deixa a Capital com aspecto da Belle Époque, que ocorreu entre o final do século XIX e o início do século XX.

Do Marco Zero, na Barra do Ceará, até as Dunas da Sabiaguaba, Fortaleza é marcada por diferenças sociais. Para Airton de Farias, historiador e escritor, a história que precede a criação da Capital Alencarina, não tem o propósito de deixar lição a ninguém.

"É uma Cidade muito complexa, muito contraditória (...) Existem várias contradições sociais e econômicas, né?", diz. "O que você pode entender é que esse passado de contradições continua presente ainda hoje", finaliza Airton.

O que você achou desse conteúdo?