Uma operação nacional da Polícia Federal (PF) contra abuso sexual de crianças e adolescentes prendeu dois homens de 28 e 29 anos nos bairros Bom Jardim e Serrinha, em Fortaleza, na manhã de ontem, 14.
Contra um homem, de 28 anos, foi expedido mandado de prisão pelo crime de conjunção carnal ou ato libidinoso contra menor de 14 anos. O outro suspeito, de 29 anos, foi preso em flagrante pelo crime de armazenar conteúdo sexual envolvendo criança ou adolescente.
Também na operação foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão na Capital e nos municípios de Pacatuba, Caucaia e Palmácia. A ação contou com apoio da Polícia Civil do Ceará (PC-CE).
LEIA MAIS | O papel das escolas no combate aos abusos sexuais infantis no Ceará
A operação nacional visa combater o crime de abuso sexual infantojuvenil. Até o início desta manhã, 35 pessoas foram presas e 130 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em todos os estados brasileiros. Ao todo, 467 policiais federais e 156 policiais civis participam da operação intitulada “Proteção Integral II”.
As ações buscam identificar e prender criminosos em todo o País que agem, principalmente, na internet com o intuito de armazenar, compartilhar, produzir e vender material de abuso sexual infantojuvenil.
A primeira fase da operação foi deflagrada no dia 12 de março. De janeiro a abril deste ano, a PF cumpriu 612 mandados de prisão de foragidos da Justiça pelo cometimento de crimes sexuais que estavam pendentes de cumprimento.
LEIA MAIS | Brasil é 5º país com mais denúncias de abuso sexual infantil online
A operação teve orientação da Coordenação de Repressão aos Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil da PF, com foco na identificação e na prisão de abusadores sexuais de crianças e adolescentes.
Com a operação, o órgão federal reforça o alerta a pais e responsáveis sobre a importância de acompanhar e orientar seus filhos, tanto no ambiente virtual quanto no físico, a fim de protegê-los dos riscos de abuso sexual.