Em nota, a Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor) informa que está ciente da situação dos coqueiros e carnaúbas localizados na avenida Beira-Mar. Segundo a pasta, equipes técnicas atuam diariamente na área realizando a manutenção paisagística da orla, com serviços como limpeza, retirada de palhas secas e conservação dos canteiros.
A remoção dos tocos e exemplares mortos está sendo realizada de forma planejada, acompanhada do replantio, a fim de evitar a formação de espaços vazios na paisagem. "É importante destacar que, neste ano, houve registro de apenas uma queda espontânea de coqueiro, que foi prontamente removido com segurança".
O órgão também informou que o paisagismo da orla foi implantado durante a gestão anterior e não foi executado pela UrbFor. Sendo as espécies utilizadas foram transplantadas já em estágio adulto, o que torna o processo de adaptação mais sensível.
"Mesmo com irrigação frequente e os devidos cuidados técnicos, o transplante de árvores adultas envolve, naturalmente, uma taxa de mortalidade mais elevada, em razão do estresse causado pela mudança de local", finaliza a pasta.