Logo O POVO+
Urca deve lançar edital com 22 vagas remanescentes para professores em agosto
CIDADES

Urca deve lançar edital com 22 vagas remanescentes para professores em agosto

Vagas devem se destinar marjoritariamente ao curso de Medicina da Urca; outros dois cursos de Engenharia serão abertos ainda este ano
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FORTALEZA-CE BRASIL, 02.07.2025 - Visita do reitor da Urca Carlos Cleber a Presidente do OPOVO Luciana Dummar (João Filho Tavares O Povo) (Foto: João Filho Tavares)
Foto: João Filho Tavares FORTALEZA-CE BRASIL, 02.07.2025 - Visita do reitor da Urca Carlos Cleber a Presidente do OPOVO Luciana Dummar (João Filho Tavares O Povo)

Até agosto deste ano, a Universidade Regional do Cariri (Urca) deve publicar edital com vagas remanescentes do último concurso para professores, lançado em 2022 — e considerado o maior já realizado pela Universidade. A informação foi divulgada em entrevista exclusiva à rádio O POVO CBN, pelo reitor Carlos Kleber de Oliveira e pela vice-reitora Maria do Socorro Lopes, nesta quarta-feira, 2.

Segundo o reitor da Urca, Carlos Kleber de Oliveira, este novo edital contará com 22 vagas remanescentes para professores do curso de medicina e de outras áreas.

“Estamos ainda em processo de nomeação desses que foram aprovados e no lugar dos que desistiram serão chamados outros. [...] As vagas remanescentes que serão abertas (no novo edital) são, sobretudo, para o curso de Medicina, pois só tivemos metade das vagas preenchidas, mas também tem para outros cursos. Esse edital deve sair em breve, daqui a 15 ou 30 dias”, afirma o reitor.

Outra novidade para este ano, são os cursos de Engenharia Agrônoma e Engenharia Civil, que já devem fazer parte do próximo vestibular da Urca. Os bacharelados serão ofertados em diferentes campus da universidade. O curso de Engenharia Agrônoma funcionará no campus de Mauriti, enquanto o de Engenharia Civil será ofertado no campus Crajubar, localizado em Juazeiro do Norte.

A vice-reitora da Urca, Maria do Socorro Lopes, afirma que, para a abertura de novos cursos, são realizados estudos de campo para análise da demanda da região.

“Cabe destacar que antes da iniciativa de implantar um curso, a gente faz primeiro um estudo para saber se aquele curso é necessário para aquela região, para aquela cidade. No sentido de que a gente possa ver a possibilidade que o egresso dos nossos cursos consigam ser absorvidos no mercado de trabalho”, destaca a vice-reitora.

O próximo vestibular da Urca ainda não tem data definida. No entanto, conforme os gestores, ele deve acontecer no final deste ano, entre os meses de novembro e dezembro, já com a oferta dos novos cursos e abertura de vagas para outros, como o de Tecnologia de Gestão de Turismo e Física.

O que você achou desse conteúdo?