Logo O POVO+
Repasse vai permitir recuperação da Santa Casa
CIDADES

Repasse vai permitir recuperação da Santa Casa

Provedor garante. Funcionamento
Edição Impressa
Tipo Notícia

Dos 274 leitos reabertos na Santa Casa de Fortaleza, 20 serão na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), ala cujos atendimentos estão suspensos por falta de recursos financeiros e operacionais. A regulação do SUS, por sua vez, suspendeu temporariamente a liberação de novas admissões na unidade.

Conforme Gleydson Borges, coordenador da Comissão de Residência Médica da Santa Casa, "são 270 leitos que estão praticamente parados. E o pior culminou agora, com a retirada de todos os pacientes da UTI". Segundo diz, processo já dura 45 dias e pacientes só saíram da ala quando estavam clinicamente bem.

O Sindicato dos Médicos chegou a formalizar denúncias junto ao Ministério Público do Estado (MPCE) e ao Ministério Público do Trabalho (MPT) para garantir o pagamento dos profissionais, que está atrasado.

Em nota enviada ao O POVO, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que "não há débitos pendentes com a Santa Casa de Misericórdia" e destacou que fez o repasse de mais de R$ 24 milhões à instituição. Além disso, pasta frisou que a gestão temporária do Município sobre a unidade vai buscar "reestruturar o atendimento para fortalecer a oferta de leitos para os pacientes".

De acordo com provedor da entidade, Vladimir Spinelli Chagas, uma reunião está marcada para acontecer com a prefeitura na próxima segunda-feira, 7, quando serão discutidas questões como a data da transferência da verba federal. Só depois é que será analisado o retorno de atendimentos na UTI.

"Vai precisar dos recursos iniciais (para reabrir), como insumos. A UTI foi paralisada por uma questão de segurança (...) Dependemos basicamente de insumos pra gente voltar com o atendimento (...) Os recursos serão suficientes sim pra Santa Casa poder voltar a funcionar normalmente", destaca. (Colaborou Gabrielle Félix)

O que você achou desse conteúdo?