Logo O POVO+
Guarda Municipal ganha nova sede com inaugração de Centro Integrado de Segurança
CIDADES

Guarda Municipal ganha nova sede com inaugração de Centro Integrado de Segurança

Com um investimento de cerca de 15 milhões, o espaço abrigará a Guarda Municipal e a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec)
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Prefeito Evandro Leitão entrega o Centro Integrado de Segurança de Fortaleza (Cisfor) e da nova sede da Guarda e da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Foto: Samuel Setubal)
Foto: Samuel Setubal Prefeito Evandro Leitão entrega o Centro Integrado de Segurança de Fortaleza (Cisfor) e da nova sede da Guarda e da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã

A Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) ganhou uma nova sede: o Centro Integrado de Segurança de Fortaleza (CisFor), na Parquelândia. O espaço foi inaugurado nesta quinta-feira, 10, em alusão aos 66 anos da GMF, e, além da Guarda, abrigará a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec), que anteriormente funcionava no bairro Messejana. O investimento foi de aproximadamente 15 milhões.

A estrutura dispõe de salas técnicas, banheiros, adequação de acessibilidade, vestiários, nova recepção, refeitório, salas de repouso e central de videomonitoramento, demonstrando o avanço tecnológico da Guarda na cidade.

O evento contou com as presenças do chefe do executivo municipal, o titular da Sesec, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, o secretário da Administração Penitenciária (SAP), Mauro Albuquerque, a coordenadora da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), inspetora Cristiane Fernandes, e outros representantes.

Leia também | Mais de 4.200 famílias do Cais do Porto, em Fortaleza, terão imóveis legalizados

Na ocasião, o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão aproveitou para trazer novidades para a área da segurança, como a central de videomonitoramento a ser montada ao lado Paço Municipal, a integração do efetivo municipal com as Forças de Segurança do Estado, a convocação de mais 254 novos guardas municipais em 2026, o compromisso com o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores da guarda e a criação de inspetorias nas 12 regionais de Fortaleza. 

"Queremos levar mais tranquilidade para a população, levar mais segurança em todos os sentidos. Essa integração potencializa o resultado para o cidadão e para a cidadã, quando alinhamos as estratégias em conjunto conseguimos beneficiar o povo", declarou Evandro. 

Além disso, o sistema de rádio comunicação da Guarda Municipal passa a funcionar frequência do sistema da Polícia Militar do Estado do Ceará. Segundo o titular da Sesec, coronel Márcio Oliveira, o sistema de integração vem como uma forma de "desafogar um pouco mais a Polícia Militar e que o município assuma também um protagonismo na prevenção primária da segurança municipal".

Veja fotos:

 

À frente da GMF, a inspetora Cristiane Fernandes, disse que o dia é de celebração por uma trajetória de coragem, comprometimento e sobretudo de uma missão que consiste em servir, proteger e respeitar a população de Fortaleza.

"Ao longo de mais de seis décadas, nós crescemos em número, estrutura física e organizacional, tudo para servir melhor a nossa cidade. Somos 2.184 servidores distribuídos nas mais diversas frentes de atuação, temos uma corporação presente, eficiente e cada vez mais próxima da nossa população". 

Fortaleza terá Central de Gestão Integrada por Videomonitoramento 

Com um investimento mais de R$ 20 milhões, a Capital terá uma Central de Gestão Integrada por Vídeo Monitoramento. O intuito é unir diversos órgãos como a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), juntamente com a integração dos órgãos de Segurança estaduais. A previsão é que a execução da central seja no mês de setembro.

"Esse centro servirá, dentre outras funções, para proteger. É um investimento inédito que Fortaleza nunca teve e que com certeza, trará bons resultados para a cidade", pontuou o prefeito de Fortaleza. 


O que você achou desse conteúdo?