Logo O POVO+
Guineenses são 2º maior grupo atendido
CIDADES

Guineenses são 2º maior grupo atendido

Programa
Edição Impressa
Tipo Notícia

De acordo com Jamina Teles, supervisora do Programa Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, os guineenses formam hoje o segundo maior grupo atendido pelo Programa, atrás apenas dos venezuelanos.

"Em 2024, 699 pessoas no geral foram beneficiadas pela política estadual, em termos de atendimento, o número ultrapassa 2 mil. Aqui em Fortaleza, temos uma população significativa de guineenses. E não se trata apenas de estudantes, temos muitos que vêm para trabalhar e construir uma vida aqui", afirma Jamina.

De acordo com o Governo do Estado, o Ceará abriga a maior comunidade estudantil da Guiné-Bissau no Brasil, concentrada principalmente na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em Redenção, a 67 km de Fortaleza.

Conforme o técnico consular Besna Insique, diversos estudantes guineenses no município enfrentam condições econômicas difíceis. "A maioria já está com o pensamento de abandonar a formação." Segundo ele, a embaixada pretende informar oficialmente o embaixador M'bala Alfredo Fernandes sobre a situação e tentar articulação com o governo local. "É uma comunidade [guineenses] que trabalha muito, se esforça muito, faz de tudo para contribuir. Se houver mais apoio, a gente agradece."

O que você achou desse conteúdo?