Logo O POVO+
23ª Caminhada com Maria deve reunir 2 milhões de fiéis em Fortaleza
CIDADES

23ª Caminhada com Maria deve reunir 2 milhões de fiéis em Fortaleza

Evento contará com um véu de 100 metros de comprimento que passará por cima do público
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Coletiva do Plano Operacional da 23ª Caminhada com Maria  (Foto: Sercom ArqFor / Divulgação)
Foto: Sercom ArqFor / Divulgação Coletiva do Plano Operacional da 23ª Caminhada com Maria

A 23ª edição da Caminhada com Maria, deve reunir até 2 milhões de fiéis em Fortaleza. O tradicional evento na capital cearense contará com novidades, dentre elas a presença de um véu, com 100 metros de comprimento e 3 metros de largura, que passará sobre a cabeça dos fiéis.

A Arquidiocese de Fortaleza divulgou o esquema operacional do evento ontem, 6. Com o tema “Caminhamos com Maria, Mãe da Esperança”, caminhada acontece na próxima sexta-feira, 15 de agosto.  Em 2015, a celebração em devoção a Nossa Senhora da Assunção foi declarada Patrimônio Imaterial Cultural do Brasil.  

“Foi criado para que as pessoas sintam em sua vida essa proteção que vem do alto, de Deus; que também nos dá essa possibilidade de adquirir para nós a proteção daqueles que intercedem. É um símbolo para dizer que nós somos protegidos pela bênção que vêm do alto e também pelo véu da Virgem Maria”, reflete Dom Gregório, arcebispo de Fortaleza.

Pela primeira vez o evento contará também com uma ala para pessoas com deficiência (PCD). A novidade foi anunciada pela primeira-dama de Fortaleza, Cristiane Leitão, que também destacou a revitalização da estátua e da Praça Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha, a ser entregue no dia 13 de agosto.

“A gente precisa ter um olhar para a inclusão em todos os espaços. Então, a Prefeitura de Fortaleza está organizando essa ala da inclusão para receber as pessoas com deficiência; os nossos idosos; as nossas crianças, com um cuidado, com um trajeto da inclusão dentro da Caminhada com Maria”, ressaltou a primeira-dama.

Em 2025, a caminhada terá início às 14h, com concentração no Santuário de Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha, e sairá em direção à Igreja de Santa Edwiges, no Jacarecanga. Ao final do percurso, haverá a coroação de Nossa Senhora e, pela primeira vez no evento, show com a Banda Missionário Shalom e com a Irmã Kelly Patrícia. O evento será transmitido ao vivo na rádio e nas redes sociais.

Confira detalhes dos esquemas operacionais da 23ª Caminhada com Maria

Etufor - Linhas de ônibus

O evento contará com uma frota de 31 veículos reservas nos Terminais de Integração, das 6 horas às 23 horas, com exceção dos ônibus do Terminal do Siqueira, que operam das 5 horas às 23 horas. A frota reserva ficará concentrada na Praça da Estação, no Centro. Duas linhas devem operar em programação especial para o evento, são elas:

  • 027 - Siqueira / Aeroporto / Papicu
  • 030 - Siqueira / 13 de Maio / Papicu

Outras quatro linhas de ônibus irão operar com programação de domingo, porém com equipamentos de classe leve:

  • 110 - Vila do Mar / Centro
  • 206 - Padre Andrade / Antônio Bezerra
  • 215 - Autran Nunes / Antônio Bezerra
  • 217 - Estação / Pio Saraiva II / Antônio Bezerra

Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) - Mobilidade urbana

Com percurso de 12 km, a procissão contará com a atuação de cerca de 200 profissionais, entre agentes e orientadores de tráfego, da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

A partir das 4 horas da manhã, haverá o isolamento do entorno do Santuário de Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha. A partir das 13 horas, a avenida Presidente Castelo Branco será interditada em ambos os sentidos, no trecho compreendido da Ponte da Barra à avenida Senador Robert Kennedy. Ao longo do percurso, serão implantados bloqueios temporários e desvios de tráfego, com liberação das vias conforme o avanço da caminhada.

A partir das 14 horas, horário previsto para o início da procissão, batedores e viaturas do órgão acompanharão o cortejo em direção à Igreja de Santa Edwiges, no bairro Moura Brasil, onde será finalizado o festejo com missa campal e apresentações musicais.

O itinerário da procissão contempla ainda a Av. Dom Aloísio Lorscheider, rua Benu Marcondes, Av. Mozart Pinheiro de Lucena, Av. Coronel Carvalho, rua Hermes Paraíba, Av. Radialista José Lima Verde e rua Estevão de Campos.

Ao término da procissão, agentes de trânsito farão o isolamento das vias de acesso à Igreja de Santa Edwirges, incluindo a avenida Presidente Castelo Branco entre a avenida Filomeno Gomes e a avenida Dom Manoel. A medida segue até o fim da celebração e dispersão total do público

A AMC orienta que os veículos evitem trafegar na Av. Presidente Castelo Branco e vias adjacentes no período de 13h às 20h. Em caso de ocorrências ou situações irregulares, a população pode acionar a AMC por meio do número 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

Segurança e Saúde

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) destacará 478 policiais militares para garantir a segurança durante todo o percurso. Já a Polícia Civil (PC-CE) atuará com delegacias plantonistas, incluindo o 7º e 10º Distritos Policiais, além de 30 agentes da Operação Égide, responsáveis por ações de polícia judiciária nas adjacências do evento. Delegacias especializadas, como a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) e a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), também estarão de prontidão.

O Corpo de Bombeiros (CBMCE) mobilizará oito militares, com viaturas de resgate, combate a incêndio e equipes de vistoria. O SAMU disponibilizará um posto médico avançado, duas motolâncias e unidades de suporte básico e avançado para atendimento emergencial.

“Teremos policiamento em todas as modalidades: à pé, motorizado, cavalaria, CPChoque. Teremos também equipes da Polícia Civil realizando diligências no entorno de todo o percurso da concentração e da dispersão. Teremos o sobrevoo do helicóptero do Ciopaer, caso seja necessário, e ações da Pefoce e dos Bombeiros; além de equipes da Inteligência realizando sobrevoos com drones”, detalha o titular da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol), delegado Harley Filho


O que você achou desse conteúdo?