Fortaleza vai ser palco, nos dias 18 e 19 deste mês, da 2ª Cúpula Global de Alimentação Escolar, o maior encontro internacional do gênero. Durante o evento, o prefeito Evandro Leitão (PT) deverá assinar a adesão ao Pacto de Milão, acordo internacional sobre políticas de alimentação urbana.
Leia também: Após retomada, Santa Casa realizou 16 cirurgias neste mês de setembro
Informação foi divulgada pela presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, em entrevista ao O POVO.
De acordo com a representante do órgão federal, a cúpula vai reunir ministros e líderes governamentais de diversos países, promovendo uma discussão sobre melhorias e expansão da alimentação escolar.
A partir desse debate, cada país deve ter um melhor direcionamento e aumentar seu comprometimento quanto a garantia de refeições do tipo, obedecendo a contextos individuais de cada nação.
"(Vamos) olhar para as boas práticas do mundo, quais são as principais redes, as principais inovações, o que de sustentabilidade está se falando (...) A gente tá colocando no centro da mesa (essa) discussão", diz.
Referência internacional em programas de alimentação escolar, o Brasil atende atualmente 47 milhões de estudantes por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). País está na organização da cúpula por meio do Ministério da Educação (MEC) e do FNDE, em parceria com o Secretariado da Coalizão de Alimentação Escolar, organizado pelo Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (WFP).
Criada em 2021, a coalizão tem o Brasil na sua copresidência, ao lado da França e da Finlândia, e busca garantir que até 2030 todas as crianças em idade escolar do mundo tenham acesso a refeições nutritivas nas escolas. Sua primeira cúpula global foi realizada em Paris, no ano de 2023.
Conforme o FNDE, a escolha por Fortaleza como sede do evento "reforça o papel de liderança do Brasil e da região Nordeste no cenário internacional", acontecendo no momento em que o País "comemora sua saída do Mapa da Fome, resultado de políticas públicas consistentes de combate à insegurança alimentar".
De acordo com Fernanda Pacobahyba, a escolha por Fortaleza como sede do evento se deu também em razão de um vínculo institucional que foi firmado com a Cidade em outros eventos do porte.
Além disso, a presidente do FNDE destaca que há uma expectativa de que o prefeito Evandro Leitão (PT) faça adesão ao Pacto de Milão durante evento. Iniciativa internacional busca apoiar cidades quanto a adoção de boas práticas de alimentação, diminuindo, por exemplo, resíduos e ultraprocessados.
Procurada pelo O POVO, a assessoria do prefeito não deu mais detalhes sobre a adesão ao pacto, mas confirmou a expectativa de que assinatura ocorra no evento, possivelmente, no dia de encerramento.