Logo O POVO+
Rede federal teve maior número de matrículas no setor público 
CIDADES

Rede federal teve maior número de matrículas no setor público 

Censo. Categorias
Edição Impressa
Tipo Notícia

Entre as categorias públicas apresentadas no Censo da Educação Superior, a rede federal foi a que apresentou o maior crescimento no número de matrículas em cursos de graduação do Ceará ao longo dos últimos dez anos. Em 2024, o número de inscrições foi de 52.892, quando em 2010 o total foi 29.530.

Do total de alunos que foram matriculados nesse período em instituições federais do Estado, 24,81% foram inscritos em formações da área da Educação; 24,56% na área de Engenharia, Produção e Construção; 10,45% na área de Saúde e Bem Estar; 10,7% na área de Negócios, Administração e Direito, entre outras. 

No mesmo intervalo de tempo analisado, a rede estadual registrou crescimento do número de matrículas, indo de 30.900 inscrições em 2012 para 31.166 em 2024. Mais da metade dos alunos inscritos em instituições estaduais (60,67%) foram matriculados em formações ligadas a área da Educação. 

Índices seguem cenário nacional. Censo mostra que a rede federal foi a categoria pública que mais teve aumento de matrículas no Brasil — aumento de 11,7%. Já a rede estadual teve aumento de 8,3%. Além disso, a rede municipal registrou queda no número de matrículas de 51,2%.

Durante apresentação dos dados, Manuel Palácios, presidente do Inep, falou sobre desafios enfrentados no ensino do Brasil. "Há um plano para a educação brasileira. O grande desafio é acelerar o ritmo e orientar expansão da educação superior em sintonia com o Plano Nacional de Educação", destacou. 

O que você achou desse conteúdo?