Logo O POVO+
Operação mira suspeitos de expulsar moradores de residencial em Fortaleza
CIDADES

Operação mira suspeitos de expulsar moradores de residencial em Fortaleza

Ações foram realizadas na manhã desta segunda-feira, 20, pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), no bairro José Walter
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
OPERAÇÃO contou com o emprego de 27 viaturas do CPChoque (Foto: Divulgação/SSPDS)
Foto: Divulgação/SSPDS OPERAÇÃO contou com o emprego de 27 viaturas do CPChoque

Uma operação policial mirou em identificar suspeitos de expulsar moradores de conjuntos habitacionais no bairro José Walter, em Fortaleza, na manhã desta segunda-feira, 20. Na terça-feira, 14, moradores do Cidade Jardim I foram retirados das suas casas após ameaças de facções criminosas.

As ações policiais tiveram início por volta das 9 horas, inicialmente, no residencial Cidade Jardim II. O POVO mostrou que, na região da Cidade Jardim I, há a presença da facção Terceiro Comando Puro (TCP), enquanto no Cidade Jardim II, atua o Comando Vermelho (CV).

Leia Mais | Suspeito de expulsar moradores em comunidades de Fortaleza é preso

De acordo com Harley Filho, titular da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), a operação busca realizar saturações preventivas, fiscalização e abordagem de pessoas suspeitas.

“As ações serão perenes, tanto no combate aos crimes, bem como realizaremos ações de reordenamento urbano, remoção de pichações, fiscalizações, checagem de denúncias e identificação de suspeitos de crimes na região”, disse o titular da Copol.

Um dia após moradores serem retirados das suas casas diante das ameaças dos grupos criminosos, a Polícia Militar informou, em nota, ao O POVO, que equipes do CPChoque deflagrou a operação Alta Tensão em territórios como o Cidade Jardim.

As ações policiais também foram registradas nos municípios de Pindoretama, Cascavel, Pacajus, Horizonte e Itaitinga, localizadas na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

“A operação contou com o emprego de 27 viaturas do CPChoque e teve início na Praça Central do município de Pindoretama, ponto de concentração do efetivo”, informou a corporação.

Leia Mais | Especial "Crimes na Capitania" mostra a violência do Ceará de 250 anos atrás

Intitulada de “Opus”, a operação realizada nesta segunda contou com a participação de agentes da Polícia Civil do Ceará (PC-CE), Polícia Militar do Ceará (PMCE) e demais oficiais das forças de Segurança do Estado.

A operação também contou com apoio da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). A expulsão reflete o aumento da tensão entre as facções criminosas que agem na região.

O POVO procurou a SSPDS para saber os resultados, principalmente, o número de prisões da operação deflagrada nesta segunda-feira. A pasta informou que a operação segue em andamento e, caso ocorram prisões o resultado será divulgado posteriormente. 

O que você achou desse conteúdo?