De janeiro a outubro de 2025, o Instituto Dr. José Frota (IJF), em Fortaleza, registrou 2.459 atendimentos a vítimas de queimaduras.
A estatística representa uma leve redução em relação ao mesmo período de 2024, que contou com 2.497 pessoas que deram entrada no hospital e receberam assistência. Ou seja, 38 ocorrências a menos, o que representa um encolhimento de quase 2%.
Dentre as faixas etárias mais atendidas, estão os adultos de 40 a 49 anos, com 423 casos. Em seguida, idosos a partir de 60 anos foram atendidos 396 vezes. Posteriormente, crianças de um a quatro anos tiveram 240 ocorrências notificadas.
"As principais causas de queimaduras estão relacionadas a contato com líquidos e alimentos quentes como água fervente, óleo, sopa, café, além de contato com utensílios domésticos como panelas, ferro de passar roupa ou exposição à corrente elétrica”, detalha Carlos André, chefe do Núcleo de Enfermagem do Centro de Tratamento de Queimaduras (CTQ) do IJF.
O profissional também salienta que infecções diagnosticadas depois das queimaduras podem complicar o quadro clínico.
“O maior risco de complicação no tratamento de queimaduras está relacionado às infecções, que podem dificultar cicatrização e levar até à morte. Após o acidente é muito comum que surjam bolhas no local. Um dos indicativos é que o paciente não estoure as bolhas devido o risco de infecção”.
A recomendação é que a pessoa busque ajuda imediatamente em um serviço de saúde.
Desse modo, a instituição divulgou algumas orientações para minimizar a chance de queimaduras:
- Verifique sempre se há vazamentos em cabos e válvulas do gás de cozinha;
- Evite acender velas ou lampiões em casa. Caso seja necessário, mantenha as chamas longe de cortinas, camas e materiais inflamáveis.
- Nunca cozinhe utilizando álcool, gasolina ou outros líquidos inflamáveis; Jamais despeje substâncias inflamáveis em chamas ou brasas, como churrasqueiras.
- Mantenha o ferro de passar roupa, chapinha e outros utensílios quentes longe do alcance das crianças.
- Cubra as tomadas e instale os extensores elétricos em locais altos.
Reforço na atenção em casa com crianças e idosos é mais uma das ações indicadas.
Neste mês de novembro, a Sociedade Internacional para Queimaduras (ISBI) promove a Semana Mundial de Queimaduras, que visa conscientizar sobre a importância da adoção de cuidados sobre o tema.
Maior centro de urgência e emergência de Fortaleza, o IJF é referência regional no atendimento a estas vítimas. O hospital dispõe de equipe multidisciplinar composta por clínicos, cirurgiões plásticos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, assistências sociais e psicólogos. A estrutura oferece centro cirúrgico, ambulatório, enfermaria, dentre outros ambientes.
Endereço do IJF: Rua Barão do Rio Branco, 1816, Centro, Fortaleza-CE.
Telefone: (85) 3255-5000.
Formas de prevenção
> Verifique se há vazamentos em cabos e válvulas do gás de cozinha;
> Evite acender velas ou lampiões em casa. Caso seja necessário, mantenha as chamas longe de cortinas, camas e materiais inflamáveis;
> Nunca cozinhe utilizando álcool, gasolina ou outros líquidos inflamáveis;
> Mantenha o ferro de passar roupa, chapinha e outros utensílios quentes longe do alcance das crianças;
> Cubra as tomadas e instale os extensores elétricos em locais altos.
Destaque
O IJF é referência regional no atendimento a vítimas de queimaduras