Logo O POVO+
Operação Alta Estação reforça segurança nas praias do Ceará durante a temporada de férias
Comentar
CIDADES

Operação Alta Estação reforça segurança nas praias do Ceará durante a temporada de férias

Com aumento de 50% nos postos de salvamento e efetivo ampliado, Corpo de Bombeiros intensifica ações para prevenir afogamentos em áreas de grande fluxo turístico entre dezembro e janeiro
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Comentar
CBMCE amplia efetivo e postos de salvamento durante temporada de férias (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE CBMCE amplia efetivo e postos de salvamento durante temporada de férias

Dezembro e janeiro, meses que coincidem com férias escolares, verão e festas de fim de ano, fazem do Ceará um dos destinos mais procurados por turistas em busca de suas praias. Diante do aumento de banhistas e visitantes, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) iniciou nesta quinta-feira, 4, a “Operação Alta Estação”, que reforça a segurança na orla marítima com foco na prevenção de afogamentos.

A ação foi anunciada, nesta quinta, durante a solenidade de abertura da operação na Praia do Náutico, em Fortaleza, e será conduzida pelos guarda-vidas do Batalhão de Salvamento Marítimo (BSMAR). A operação prevê um incremento de 50% no número de postos de serviço ao longo da orla.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, Wagner Alves, o objetivo é ampliar a proteção ao público. “Fortaleza é um dos maiores destinos turísticos do Brasil. Prevemos um grande deslocamento de visitantes e estamos fortalecendo o serviço de prevenção e salvamento aquático”, afirma.

LEIA MAIS | Ataque em escola: pais de aluno ferido cobram políticas de segurança escolar em Fortaleza

Mais turistas e mais risco: reforço chega em período de alta demanda

Conforme a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), a alta estação deve atrair 1,04 milhão de turistas, aumento de 13,8% em relação ao período anterior.

A operação atuará em áreas de maior fluxo, incluindo Praia do Futuro e Sabiaguaba (Fortaleza), Icaraí e Cumbuco (Caucaia), além de Jericoacoara e Aracati.

No primeiro semestre de 2025, o Corpo de Bombeiros registrou 347 resgates de afogamento, redução de 12,37% em comparação com igual período de 2024, quando houve 396 ocorrências.

LEIA TAMBÉM | 7/12: Fortaleza terá ato contra feminicídios e violência de gênero

Estrutura reforçada para garantir resgates mais rápidos

Para ampliar a capacidade de atendimento, os postos de salvamento da Praia do Futuro foram duplicados, passando de 7 para 14. Outras regiões também receberam reforço. No total, 115 guarda-vidas atuarão diariamente em 22 postos, das 9h às 17h.

“Os Bombeiros estarão ainda mais presente, com efetivo reforçado, para garantir segurança ao turista que vem conhecer as belezas do Ceará”, acrescenta o comandante.

LEIA MAIS | Mais de 90 bairros de Fortaleza e Caucaia ficarão sem água neste sábado, 6

A operação contará ainda com quatro motos aquáticas, seis quadriciclos, três botes, quatro viaturas 4×4 e duas ambulâncias, garantindo o ciclo completo do resgate aquático — desde a retirada da água até o transporte de vítimas mais graves para unidades hospitalares.

Além dos postos fixos, duas equipes de fiscais de praia atuarão como apoio móvel. “São equipes volantes que podem se deslocar rapidamente a locais sem guarda-vidas”, explica o capitão Igor Cabral.

LEIA TAMBÉM | Cartinhas e doações de Natal 2025: além dos Correios, onde ajudar

Pais e responsáveis redobram atenção com crianças no mar

A preocupação dos banhistas é perceptível. Shyrley Cavalcante, 43, moradora de Fortaleza, conta que só se sente segura quando o filho, de 7 anos, está com o pai, que tem mais experiência em natação.

“Quando ele está só comigo, fico o tempo todo dizendo: ‘filho vem pra cá’. Criança corre muito risco no mar”, relata, sempre buscando ficar próxima a postos de salvamento e locais com água parada.

LEIA MAIS | Homem suspeito de integrar quadrilha de roubo de relógios de luxo é preso no Eusébio

Recomendações dos bombeiros para evitar acidentes

O capitão Cabral reforça medidas essenciais para evitar acidentes: buscar áreas com salva-vidas, não ingerir bebida alcoólica antes de entrar no mar e manter as crianças a uma distância máxima de um braço.

“Se a pessoa for entrar no mar, nunca deve entrar sozinha. Ou vai acompanhada, ou avisa alguém”, orienta.

Ele recomenda ainda pedir aos guarda-vidas orientação sobre o melhor horário e local para banho. E faz um alerta aos pais: “O melhor guarda-vidas das crianças são os próprios pais”, finaliza.

O que você achou desse conteúdo?