Logo O POVO+
500 crianças participam do 3º Natal Ceará Sem Fome
Comentar
CIDADES

500 crianças participam do 3º Natal Ceará Sem Fome

Evento no Palácio da Abolição contou com atividades recreativas, apresentações culturais e entrega de brinquedos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Comentar
 3º Natal Ceará Sem Fome contou com atividades variadas, no Palácio da Abolição  (Foto: FERNANDA BARROS)
Foto: FERNANDA BARROS 3º Natal Ceará Sem Fome contou com atividades variadas, no Palácio da Abolição

O Governo do Ceará realizou, na tarde desta sexta-feira, 19, a terceira edição do Natal Ceará Sem Fome, evento voltado a crianças em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo Programa Ceará Sem Fome e pela rede de acolhimento da Secretaria da Proteção Social (SPS) do Estado. A solenidade ocorreu nos jardins do Palácio da Abolição, em Fortaleza, e reuniu cerca de 500 crianças.

LEIA TAMBÉM | Seduc e FDR premiam os vencedores da II Maratona Cearense de Matemática

A programação teve início por volta das 16h com atividades recreativas, parque de brinquedos, distribuição de lanches, apresentações musicais. O encerramento contou a apresentação do Coral Natal de Luz Angelus, seguida da entrega de parte dos brinquedos arrecadados durante a Campanha Natal Ceará Sem Fome.

Segundo a primeira-dama do Estado e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do programa, Lia de Freitas, a campanha arrecadou cerca de 100 mil brinquedos “doados com muito cuidado e amor”.

Antes da entrega dos brinquedos, o governador Elmano de Freitas reforçou o significado simbólico do Natal ao lembrar que a data é lembrar “o amor ao próximo, especialmente aos que mais precisam. Esse amor não pode ser só palavra, tem que ser ação. Enquanto houver uma criança sem o que comer, nós não vamos nos acomodar”,

O secretário executivo da SPS, Ecildo Evangelista Filho, disse que as crianças beneficiadas nesta edição são atendidas por 16 equipamentos da rede socioassistencial, como acolhimentos institucionais, residências inclusivas e circos-escola.

Entre os participantes, a mãe solo Edilene de Jesus, moradora do Conjunto Palmeiras, destacou a importância do evento para a filha Jamile, de 10 anos: “Eu não tenho condições de proporcionar uma festa assim. Ver minha filha brincando, interagindo com outras crianças, é uma felicidade muito grande para mim”, disse.

Elinelda Vieira, presidente do projeto Caminho do Bem, uma das instituições atendidas pelo Ceará sem fome, destacou que o programa vai além da distribuição de refeições. “A gente não vê o programa só como um prato de comida, mas como oportunidade. Ele abre caminhos para qualificação, educação e acesso ao mercado de trabalho”, afirmou.

Das mais de 200 crianças atendidas pelo Caminho do Bem, Elinelda conseguiu levar 28 para o evento. Segundo ela, o momento foi muito esperado pelos pequenos. “Todas dizem numa boca só: ‘Foi um sonho’”, afirma

Joyciele Ferreira de Souza, de 8 anos, aproveitou a tarde indo em todos os brinquedos. Para ela a experiência foi marcante. “Tá muito legal! Eu tô brincando muito e comendo muito. Nunca tive uma festa de Natal assim.”, afirmou

Já Sofia de Araújo, de 6 anos, além dos brinquedos, ficou animada com a convivência com outras crianças. “Eu gostei muito porque tem muito brinquedo e muita criança. Tá muito divertido”, disse.

 

(Colaborou Arthur Paz/Especial para O POVO)

Confira mais fotos do evento

O que você achou desse conteúdo?