O início de 2026 foi marcado pelo nascimento de sete crianças na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, na Região Norte do Ceará. Os partos ocorreram ao longo do dia 1º de janeiro, sendo três vaginais e quatro cesarianas, envolvendo famílias de diferentes municípios da região.
LEIA TAMBÉM | Para escolher nomes de bebê: os mais comuns e os mais raros do Brasil
Veja fotos de alguns dos bebês:
O primeiro nascimento de 2026 foi o de Paulo Gabriel, às 1h23, por parto vaginal. A mãe, a agricultora Maria Gilvania Costa de Sousa, 26, é natural de Irauçuba, município localizado a cerca de 80 quilômetros de Sobral. Ela iniciou o trabalho de parto em sua cidade de origem, mas foi encaminhada à Santa Casa após não haver progressão da dilatação. O parto ocorreu já nas primeiras horas do novo ano.
Às 2h22, também por parto vaginal, nasceu Jade, oitava filha da agricultora Antonia Deuzelina Ribeiro, 35, natural de Ipu, município distante cerca de 100 quilômetros de Sobral. Encaminhada à Santa Casa por se tratar de uma gestação de alto risco, Deuzelina já havia tido outro filho na unidade, há três anos.
O terceiro parto vaginal do dia ocorreu às 4h54, quando a agricultora Juciele Alves Bezerra, 31, deu à luz a Santiago. Natural de Pires Ferreira, ela já é mãe de uma menina de 7 anos. O bebê nasceu prematuro, com 36 semanas de gestação, após a mãe apresentar perda de líquido amniótico, mas em boas condições de saúde.
Entre os partos cesarianos registrados no dia, um deles ocorreu às 9h23. A dona de casa Stefania Barbosa, 20, deu à luz a José Marlesson, com 37 semanas de gestação. Ela estava internada desde o dia 26 de dezembro para acompanhamento, devido a uma gestação de alto risco associada à pré-diabetes gestacional.
Referência em gestação de alto risco, a Maternidade Sant’Ana da Santa Casa de Sobral realiza, em média, mais de 250 partos por mês. A unidade é porta aberta para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e atua no cuidado integral do binômio mãe-bebê, desde o momento do parto até o acompanhamento no pós-parto.