Logo O POVO+
Atendimento no hospital também alcança possíveis infectados sem sintomas
Ciência e Saúde

Atendimento no hospital também alcança possíveis infectados sem sintomas

Edição Impressa
Tipo Notícia

Ao receber pacientes com sintomas da Covid-19, as unidades de atendimento no Ceará têm como praxe fazer um levantamento do estado de saúde das pessoas que tiveram contato com o infectado e realizar testes Swab (RT-PCR) - o chamado “padrão ouro” para identificação do vírus no organismo, com coleta de secreção nasal.

“Esta verificação é necessária porque há uma grande probabilidade do paciente positivo ter infectado pessoas do convívio, como familiares e colegas, e entre eles haver casos assintomáticos. Se você pensar, esses casos são até mais perigosos, porque podem transmitir a doença da mesma forma e ainda têm o agravante de que, pelo fato de não apresentarem sintomas - ou de se manifestar na forma branda - eles aumentam a quantidade de transmissões porque não se tem conhecimento da infecção”, aponta Patricia Batista Rosa, médica infectologista do serviço de controle de infecção hospitalar do Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral.

“Na minha opinião, esse tipo de testagem dirigida é mais eficiente do que a aplicação de testes em massa aleatórios, uma vez que não temos testes para todos os indivíduos no Brasil. Seria então testar os contactantes mais próximos ou pessoas com maior possibilidade de contato e maior exposição, como as que trabalham em ambientes com maior circulação de pessoas ou que tem maior contato com elas. E para os profissionais de saúde, essa testagem deveria ser periódica, como acontece em jogadores de futebol antes de partidas com outros times. Valeria a pena testar funcionários das emergências e UTIs para impedir a transmissão da instituição para fora e vice-versa, mas infelizmente não temos esse monitoramento”, critica.

“Não vejo muito sentido nessas testagens feitas em praças e que não sejam minimamente direcionadas. Talvez seja um gasto de insumos, os quais seriam melhores aproveitados se tivessem um direcionamento mais restrito”, afirma.

 

O que você achou desse conteúdo?