Os urologistas Rommel Regadas, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), seção estadual Ceará, e Raphael Bezerra, especialista em cirurgia robótica e coordenador do serviço de urologia do Hospital José Martiniano de Alencar (HMJMA), listaram alguns mitos comuns sobre o câncer de próstata e explicam o porquê de essas ideias estarem equivocadas.
"O exame do antígeno prostático específico (PSA) é suficiente para o diagnóstico da doença, não é preciso fazer o toque retal."
Rommel Regadas - O PSA é um exame muito importante, e na maior parte das vezes o diagnóstico é feito com o PSA, realmente. Mas existem 20% dos tumores, normalmente são os tumores mais agressivos e indiferenciados, que não produzem PSA. Então, se você não fizer o toque retal, você não vai conseguir diagnosticá-los.
"Como não tem ninguém na família com câncer de próstata, não vou ter a doença."
Rommel Regadas - Existe uma associação muito grande entre histórico familiar e câncer de próstata, realmente. Quanto mais próximo for o parente que teve a doença, maior o risco. E maior o risco também quanto (maior o número de) membros da família têm câncer de próstata — se mais de dois, a chance é maior. Mas a doença pode dar em alguém que não tem histórico familiar. Então, isso não é verdade.
"Sou uma pessoa muito saudável, não vou ter câncer de próstata."
Rommel Regadas - É importante ter hábitos de vida saudáveis, preservar o corpo, alimentar-se bem, fazer exercícios físicos e ingerir bebidas alcoólicas em quantidade leve. Mas, a incidência do câncer de próstata é muito grande no homem e mesmo uma pessoa completamente saudável pode desenvolver a doença de forma mais agressiva. Então, tem de fazer a prevenção.
"A cirurgia vai me deixar impotente e/ou incontinente."
Raphael Bezerra - Com o avanço da tecnologia, vem caindo por terra essa máxima. Então, é mito dizer que o paciente vai ficar impotente depois do tratamento, porque realmente, com a cirurgia robótica, o avanço da técnica cirúrgica, isso tem melhorado. O mesmo mito em relação à incontinência.
"Tenho problemas sexuais. Quer dizer que tenho problema na próstata?"
Raphael Bezerra - A próstata não tem função sexual, não tem relação com a libido, com testosterona ou com impotência sexual. A próstata é simplesmente um órgão que produz o sêmen. Então, a questão da impotência depois da cirurgia é por lesão, durante a cirurgia, dos nervos que acompanham a próstata, não porque a próstata é necessária para isso. Tem muito paciente com problema sexual pensando que tem problema na próstata, mas não é verdade.
"Câncer de próstata não tem cura."
Raphael Bezerra - Outro mito importante de quebrar é que câncer de próstata não tem cura e que, se (a pessoa) está com câncer de próstata, então não tem mais jeito. Pelo contrário. O câncer de próstata, quando diagnosticado precocemente, beira 90%, 95% de chance de cura. Então, é uma doença potencialmente curável.