O Governo Federal está preparando um plano de detecção precoce e resposta rápida a espécies exóticas invasoras. A informação foi divulgada nessa segunda-feira, 27, pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), como uma das ações para combater a invasão dos ecossistemas brasileiros por espécies que ameacem a biodiversidade do país.
O Programa Nacional de Alerta, Detecção Precoce e Resposta Rápida já teve sua proposta elaborada de forma participativa com apoio de uma consultoria especializada, finalizada, segundo o MMA. Neste momento, a proposta está sendo revista pelo Ministério para que seja publicada, mas ainda não há previsão para a implementação.
O objetivo do programa é detectar focos de invasões biológicas ainda em estágio inicial e implementar protocolos de resposta rápida para aumentar a eficácia de ações de erradicação e controle. Para isso, deverá contar com uma rede de colaboradores e serão criados manuais específicos de alerta, detecção e resposta rápida, para os ambientes terrícola, marinho e dulcícola.
O Ministério do Meio Ambiente também informou que uma lista de espécies exóticas invasoras prioritárias para detecção precoce e resposta rápida está sendo elaborada. As unidades de conservação são um dos focos do monitoramento e vigilância para essa detecção e controle. (Agência Brasil)