Nessa fase da vida, não é apenas os adolescentes que devem passar por mudanças. De acordo com Fabíola Menezes, os pais precisam adotar um novo posicionamento educativo em relação aos filhos. É preciso, segundo a especialista, que responsáveis parem de tratar esses indivíduos como crianças — deixando de tomar todas as decisões por eles e permitindo que se sintam independentes.
Mudanças podem ser difíceis para os pais, principalmente porque nessa fase, segundo explica a psicóloga, jovens tendem a se afastar progressivamente da família, "na busca de uma maior independência e na tentativa de encontrar sua identidade", se aproximando mais de outros grupos sociais.
"O mais importante é que os pais estejam atentos às atividades dos filhos. Não podemos simplesmente dizer que as mudanças de comportamento, por si só, são sinais de dificuldades porque a adolescência é uma fase de múltiplas mudanças. Entretanto, os pais devem ficar atentos para alguns comportamentos que podem trazer riscos para o adolescente", orienta ainda a especialista.