Logo O POVO+
Diagnóstico precoce é essencial
Ciência e Saúde

Diagnóstico precoce é essencial

Edição Impressa
Tipo Notícia

O tratamento de uma alergia pode ser prescrito por um médico especialista. A alergologista e professora do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza (Unifor), Fabiane Pomiecinski Frota, explica que o diagnóstico pode ser feito a partir de uma anamnese — a entrevista entre médico e paciente.

"O médico que está acostumado a tratar alergias, ele sabe identificar quais são os sintomas típicos de cada alergia. Nas alergias que a gente chama IgE mediadas, 90% das vezes vai ter pele envolvida. E aí a pele pode ter aquelas patacas vermelhas altas, que desaparecem e aparecem, que a gente chama urticária, ou o angioedema, que é o inchaço", aponta.

O alergologista especialista em Alergia e Imunologia pela Universidade de São Paulo (USP) e diretor da Clínica Croce, Clóvis Eduardo Galvão, explica que o diagnóstico da alergia depende muito da tipologia. "Temos pelo menos quatro tipos de resposta alérgica, e cada uma delas envolve abordagens diagnósticas específicas. Por exemplo, as alergias a bijuterias são investigadas de forma diferente de uma rinite alérgica ou alergia a um medicamento", detalha.

Ele pontua ainda que caso existam dúvidas quanto aos sintomas de alergia, o ideal é procurar o médico especialista. "Em alguns casos, esta diferenciação não é fácil mesmo. Por exemplo, os sintomas de rinite alérgica podem ser muito semelhantes aos de um resfriado mais leve", explica. Para auxiliar no diagnóstico das alergias, são realizados testes que podem detectar possíveis alergias.

O que você achou desse conteúdo?