Uma possível solução para a diminuição da dependência em combustíveis fósseis é a transição energética. Como o próprio nome aponta, o processo se refere a mudança do sistema energético, com o objetivo de reduzir a dependência de fontes de energia não renováveis, como o petróleo, o carvão e o gás natural.
Gabriela Ramires, bióloga, coordenadora de políticas públicas e advocacy do Projeto Aves Migratórias da Aquasis, ressalta que a transição é importante, mas deve acontecer de forma cuidadosa.
"A gente vê ecossistemas hídricos e populações ribeirinhas afetadas com a matriz hidrelétrica, populações costeiras tradicionais afetadas pela instalação de [parques] eólicos. Se a gente não tomar cuidado, vai ter populações costeiras muito afetadas pelas possíveis instalações desses [parques] e também por usinas solares nos interiores."
"Estamos no ponto em que realmente precisamos dessa mudança na matriz energética, mas [essa transição] tem que ser feita com responsabilidade, para que efeitos negativos não sejam causados", continua a pesquisadora.