Logo O POVO+
Absorção de nutrientes é prejudicada
Comentar
Ciência e Saúde

Absorção de nutrientes é prejudicada

Equilíbrio
Edição Impressa
Tipo Notícia
Comentar

Outra consequência do mau funcionamento do intestino é o prejuízo para a absorção de nutrientes. Segundo a nutricionista Érika Paula Farias, isso causa o aumento das bactérias presentes no órgão, favorecendo o crescimento daquelas que podem nos fazer mal. Esse processo é chamado de disbiose intestinal. "Isso influencia em todo o equilíbrio do corpo, faz com que aumentemos a quantidade de gases produzidos e pode levar à piora na absorção de muitos alimentos", diz.

A má absorção ou consumo insuficiente de micronutrientes, como zinco, vitamina C, E, A, magnésio, cobre e ferro, também pode afetar o sistema imunológico. No entanto, a nutricionista frisa que a suplementação deve ser utilizada em casos de desnutrição ou deficiência de vitaminas comprovadas por exames.

"A suplementação para pessoas saudáveis e nutridas é inútil, vemos muito em farmácia a suplementação de vitamina C, por exemplo, que é a vitamina mais fácil de se adequar em uma dieta. Estudos trazem grandes benefícios do uso de pré e probióticos, mas a maioria esmagadora deles trazem essas orientações em forma de comida. Inclusive, a alimentação contendo esses nutrientes traz mais resultados positivos do que a suplementação", explica.

A dieta balanceada deve ser o objetivo, pois não existe nenhum alimento ou substância que traga benefícios quando ingerido sozinho. "Seria basicamente seguir as orientações do Ministério da Saúde de três porções de frutas ao dia, dois de folhosos e vegetais e incluir feijão ou outras leguminosas e cereais integrais. Já os probióticos podem ser conseguidos no iogurte natural, kombucha, kefir, dentre outros", afirma Érika.

O que você achou desse conteúdo?