Logo O POVO+
O papel fundamental do intestino
Comentar
Ciência e Saúde

O papel fundamental do intestino

Hábitos alimentares
Edição Impressa
Tipo Notícia
Comentar

O intestino é a ligação entre o mundo externo e o interior do corpo. A integridade desse órgão tem grande influência no funcionamento do sistema imunológico. Com isso, uma boa nutrição se torna essencial para dar as melhores condições às células que compõem as defesas do corpo.

"Diversas funções do sistema imune dependem de um estado nutricional adequado, por exemplo, a produção de anticorpos, a manutenção da integridade das barreiras de defesa, como pele, mucosas, trato gastrintestinal, e o início e controle da resposta inflamatória", explica a nutricionista Érika Paula Farias.

Desde o momento em que a comida entra na boca, o corpo inicia o processo de defesa contra agentes estranhos com a saliva. No estômago, a acidez reduz ainda mais a quantidade de patógenos. Já no intestino, o muco que reveste o tecido intestinal atua na proteção.

Depois de passar por essas barreiras, as substâncias podem entrar na corrente sanguínea, o que acarreta na ação de células apresentadoras de antígeno (APC). Conforme a nutricionista, são elas que levam as informações dos invasores para o sistema imunológico, que então passa a combater os agentes estranhos ou deixá-los passar.

"Quando nosso intestino não funciona bem, seja pela presença de uma doença inflamatória intestinal ou por uma alimentação rica em ultra processados, gorduras saturadas e açúcar, teremos um mal funcionamento dessa célula, com aumento do espaço entre uma célula e outra, chamado de hiperpermeabilidade, e o aumento da resposta imunológica, devido ao mau funcionamento da barreira. Isso pode levar a processos inflamatórios constantes", explica.

O que você achou desse conteúdo?