As doenças autoimunes são condições que ainda intrigam a ciência. Elas ocorrem quando o sistema imunológico falha e acaba atacando o próprio organismo como se fosse um agente estranho que precisa ser combatido. As condições variam conforme a área afetada pela inflamação, como pele, cartilagem, órgãos específicos e até mesmo o sangue.
O publicitário Wesley Bernardo da Silva, 30, sentia dores no corpo sem motivo aparente desde a infância. No entanto, apenas na vida adulta recebeu o diagnóstico de artrite reumatoide, uma doença autoimune crônica que afeta as articulações.
"As dores começaram toleráveis, eu conseguia brincar quando criança, não me impedia tanto. Mas quando fui crescendo, começou a me incapacitar mais. Eu não consigo manter uma rotina assídua na academia, por exemplo, porque frequentemente aparecem dores fortes", explica Wesley. A doença também traz consequências para o funcionamento do sistema imunológico, e o publicitário relata crises de rinite e gripes frequentes.
Em tratamento, já passou por diferentes fármacos e agora aguarda resultados de exames para iniciar a aplicação de medicamentos biológicos, feitos com moléculas extraídas de tecidos de origem animal, células modificadas geneticamente ou fluidos biológicos.
Conforme a imunologista Fabiane Pomiecinski, pacientes com doenças crônicas já nascem com uma predisposição genética. "Ele pode ter esse 'autoanticorpo' na circulação e nunca desenvolver a doença ou ele pode desenvolver com o passar do tempo", afirma.