Logo O POVO+
Todos na luta!
Ciência e Saúde

Todos na luta!

Transformações
Edição Impressa
Tipo Notícia

Jéssica Lima, de 34 anos, é mãe, executiva de contas e diagnosticada com epilepsia. Essa descoberta aconteceu durante sua primeira gestação, na época com 21 anos.

Foi por volta do sexto mês da gravidez que ela vivenciou sua primeira convulsão, marcando o que seria uma das maiores transformações de sua vida. Justamente quando realizava o sonho de ser mãe, Jéssica se viu cercada de desafios e descobertas.

O restante da gestação foi de risco, marcada por convulsões e investigações. "A epilepsia não era uma realidade, apesar de já ter casos na família", relembra, descobrindo depois, por sua mãe, que desde pequena já apresentava sinais sutis da doença, como paradas comportamentais.

Depressão, distanciamento social, medo, ansiedade foram desafios a serem superados por ela. Ela precisava ser mãe, mas ao mesmo tempo estava lidando com a epilepsia. Durante as convulsões, a perda de memória era algo constante.

Foi com essa consciência que Jéssica se tornou uma das embaixadoras da Associação Brasileira de Epilepsia, e com toda essa experiência, essa força foi também direcionada para o estado cearense, surgindo os movimentos S.O.S Epilepsia e Epilepsia Fortaleza - formados por mães dessa realidade.

"O objetivo é justamente chegar perto das comunidades, levar informações para as famílias, que às vezes são mal direcionadas nos postos de saúde. A gente é lugar para quem não sabe por onde começar. Temos apoio, atuamos fortemente durante a campanha, doamos cestas básicas e suporte jurídico", detalha.

O que você achou desse conteúdo?