Logo O POVO+
Onde buscar ajuda em Fortaleza
Ciência e Saúde

Onde buscar ajuda em Fortaleza

Edição Impressa
Tipo Notícia

Em Fortaleza, casos de urgência ou emergência associados às comorbidades do TPB podem ser encaminhados às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e ao Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), em Messejana.

A rede pública de saúde mental fortalezense conta com uma estrutura composta por 134 postos de saúde, unidades básicas que são responsáveis pelo atendimento de casos leves de sofrimento psíquico. Já os quadros moderados e graves, como o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB), devem ser acolhidos nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

Atualmente, a Capital dispõe de 16 Caps distribuídos entre seis unidades gerais, sete voltadas ao atendimento de pessoas com transtornos relacionados ao uso de álcool e outras drogas (Caps AD), e três infantis (Capsi), que atendem crianças e adolescentes de até 17 anos.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), os Caps priorizam situações de maior risco ou gravidade. O processo de diagnóstico de TPB, por sua vez, exige tempo, vínculo e escuta qualificada.

"Durante o primeiro atendimento em saúde mental, são analisadas as condições clínicas e sociais do paciente para a elaboração de um plano de cuidado individualizado", informa a pasta, em nota.

Ainda conforme a Secretaria, a rede municipal de saúde disponibiliza os medicamentos necessários para o controle dos sintomas de acordo com protocolos das Relações Nacional e Municipal de Medicamentos (Remume).

O que você achou desse conteúdo?