[FOTO1]
Uma maneira de viver com mais felicidade, relaxamento e vitalidade é a proposta do tantra, filosofia que trabalha a energia sexual em um contexto de amor e consciência. "O tantra é uma forma de meditação com o outro, um trabalho de conexão entre amor, coração e corpo", explica o terapeuta Mukto que, juntamente com a terapeuta Homa, ministra grupos e treinamentos sobre o tema na América Latina, Europa, Oriente Médio e Ásia.
Homa e Mukto conduzem no FVA a vivência "Sementes do Tantra", no dia 24, às 12h30min. A atividade vai encorajar as pessoas a encontrarem o outro a partir do coração. "A gente vai enfatizar o que significa estar no coração em vez de na mente. Dentro dessas duas horas, a gente vai se divertir, dançar, brincar junto, mas com certa profundidade", antecipa Mukto.
[QUOTE1]
O propósito principal do tantra é uma conexão consigo mesmo e a partir desse centramento incluir o outro de uma forma mais total, amorosa e presente, destaca Homa. "O tantra é também um caminho de amor a si mesmo e amor ao outro. É o desenvolvimento do amor em si e de formas bem práticas". Nesse sentido, a outra pessoa funciona como uma espécie de espelho que amplifica a consciência.
"É um jeito de integrar a presença, meditação, na vida e no relacionamento", diz a terapeuta.
O tantra trabalha também com integração emocional, permitindo acessar e curar feridas do passado, traumas que afetam a vida atual do indivíduo. "Vai digerindo e integrando isso. Então, você está bem mais inteiro", explica Homa.
Para Mutko, o tantra representa uma maneira afirmativa de viver a espiritualidade. "Quando a gente pensa em espiritualidade, muitas vezes se pensa em separação do corpo. Algo que quase acontece fora da vida normal ou paralelo à vida normal. O tantra é mais interessado em integrar os conhecimentos, as compreensões no dia a dia, na intimidade, na sexualidade". Dessa forma, o tantra significa um "sim" para a vida, afirmando corpo, prazer e também a consciência.
Quando se pratica o tantra, a pessoa torna-se mais presente dentro do próprio corpo, desenvolve a confiança no outro, aprofunda a intimidade e se permite a vulnerabilidade, aprendendo a sentir os diversos tipos de emoções. "O desafio do tantra na verdade é desenvolver a presença e a espiritualidade", complementa Homa.(Cristina Fontenele)
Serviço
FESTIVAL VIDA & ARTE
Quando: de 21 a 24 de junho
Onde: Centro de Eventos do Ceará
Quanto: R$ 20 (inteira) R$ 10 (meia) - válido para toda a programação do dia no evento (o acesso às atrações está sujeito à lotação dos espaços)
Ingressos à venda no site www.festivalvidaearte.com.br (venda através de cartões de crédito) e na portaria do O POVO (av. Aguanambi, 282 - Joaquim Távora) Venda através de cartão de crédito, cartão de débito e dinheiro.