Logo O POVO+
Da Teoria Geral da Relatividade em diante
Ciência e Saúde

Da Teoria Geral da Relatividade em diante

Edição Impressa
Tipo Notícia

Após lançada e comprovada, a Teoria Geral da Relatividade de Albert Einstein influenciou intensamente em várias áreas do conhecimento. A teoria é considerada por especialistas como uma das mais importantes do século XX. A ideia de que o universo se curva e de que energia pode criar matéria e vice-versa, como previsto na equação E=mc², é base de tecnologias desenvolvidas desde então. Energia nuclear, medicina nuclear e bombas atômicas são alguns feitos que surgiram dos fundamentos da teoria de Einstein.

O diretor executivo da Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ilde Guedes, destaca o GPS presente hoje nos smartphones como exemplo mais "palpável" da aplicação da teoria. "Nossa localização é calculada através de sinais recebidos e transmitidos de satélites que orbitam a uma distância de 20 mil quilômetros acima da Terra e viajam com velocidades orbitais de 10 mil km/h. Sem as correções previstas pela teoria, teríamos erros enormes na localização pretendida", explica.

A professora do departamento de física Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) Nilva Lúcia Lombardi afirma que, à época que foi lançada, a teoria não trazia implicações práticas imediatas, mas ajudou a entender uma parte da ciência que ainda não era compreendida e fenômenos como o Big Bang. "É a partir dessas teorias que a gente consegue entender melhor o andamento dos astros, o desdobramento ajudou para a gente compreender até onde o universo vai", diz. "A grande contribuição inicial dessas teorias foram os estudos de cosmologia. A partir daí vão ter contribuições no estudo da física de partículas", considera.

"É difícil dizer como mudou a ciência, pode dizer como mudou o pensamento, a concepção de um universo, que todas as pessoas de um modo geral tem. Mudou essa concepção nas ciências como um todo, na física, na astronomia, na cosmologia. Einstein mudou radicalmente essa ideia do que se sabia antes e do que se sabe hoje", pontua o professor titular do curso de física da Universidade Estadual do Ceará (Uece) Marcony Silva Cunha.

Além da comprovação do espaço-tempo curvo em 1919, outras previsões feitas por Einstein têm se mostrado verdadeiras ao longo do tempo. Em 2016, cientistas detectaram ondas gravitacionais mencionadas pelo cientista. Neste ano, o feito histórico de fotografar um buraco negro revelou que ele é exatamente como a Teoria Geral da Relatividade havia previsto. (Heloísa Vasconcelos)

O que você achou desse conteúdo?