Logo O POVO+
Sol no Trópico de Câncer
Ciência e Saúde

Sol no Trópico de Câncer

Edição Impressa
Tipo Notícia
. (Foto: .)
Foto: . .

Car@s amigos leitores da coluna Visões do Cosmos, no próximo dia 22 de junho, os raios solares incidem perpendicularmente sobre o Trópico de Câncer, isso significa o início do Inverno para o Hemisfério Sul e do Verão para o Hemisfério Norte. Na região Nordeste do Brasil existe uma cultura popular onde se diz que o inverno ocorre entre os meses de janeiro e abril, na verdade, a coisa não é bem assim. Entre 22 de dezembro e 20 de março temos a estação do Verão, quando ocorrem as chuvas que são um fenômeno de Verão. Inverno é a estação do frio, e só começa para nós do Hemisfério Sul no dia 22 de junho. Ou seja, no popular confunde-se estação chuvosa com Inverno.

As estações do ano são, efetivamente, o fenômeno astronômico que mais afeta a vida na Terra. Elas acontecem graças a inclinação do eixo da terra, cerca de 23,5° com relação à sua órbita em torno do Sol. Desde a mais remota época, o homem aprendeu a observar o caminho aparente do Sol, desde o nascer no leste, ao ocaso no oeste. Chama-se de "caminho aparente", porque não é o Sol que está girando em torno de nós, e sim a Terra que gira em torno dele.

Os povos antigos, como babilônios, assírios, sumérios, incas, maias, astecas e outros, construíram observatórios de pedra e definiram os diferentes pontos onde o Sol projeta sua luz durante o ano. Assim, se organizaram e definiram as datas apropriadas para o plantio e a colheita, e aprenderam a se defender do frio e do calor.

Para melhor compreensão, estudo e acompanhamento das estações do ano, estudiosos dividiram a terra em algumas linhas imaginárias: Eixo polar, linha imaginária que atravessa a Terra do Pólo Norte ao Pólo Sul; Equador terrestre, linha que divide a terra em dois hemisférios, norte e sul; Trópico de Câncer, linha imaginária que passa por mais de 15 países de três continentes, corta o México passando pela cidade de Mazatlán; e Trópico de Capricórnio, linha que passa pelos oceanos Índico, Pacífico e Atlântico, atravessando mais de dez países de três continentes. Corta o Brasil passando próximo da cidade de Itaí no interior de São Paulo.

A configuração atual das estações do ano é a seguinte: dia 20 de março, raios solares incidem sobre o equador, é Equinócio de Outono para o Hemisfério Sul e Equinócio de Primavera para o Hemisfério Norte; dia 22 de junho, raios solares incidindo sobre o Trópico de Câncer, é Solstício de Inverno para o Hemisfério Sul e Solstício de Verão para o Hemisfério Norte; 22 de setembro, raios solares incidindo novamente sobre o Equador, é Equinócio de Primavera para o Hemisfério Sul e Equinócio de Outono para o Hemisfério Norte; dia 22 de dezembro, dessa vez os raios solares incidem sobre o Trópico de Capricórnio, é verão para o Hemisfério Sul e inverno para o Hemisfério Norte.

Mas, essa configuração não ficará assim para sempre. O eixo da Terra inverte sua posição a cada 26 mil anos aproximadamente. Atualmente o eixo da Terra aponta para a estrela Poláris (alfa da constelação da Ursa Maior), ao cabo de 26 mil anos, o eixo inverterá sua posição e as estações do ano não terão mais essa configuração atual, será completamente diferente - o oposto. Os homens, plantas e outros animais não perceberão as variações das influências fisiológicas e climáticas provocadas pelas estações do ano. Esse movimento do eixo é muito lento e nossa vida não acompanha.

O que você achou desse conteúdo?