Logo O POVO+
Centenas de mulheres são apoiadas com atendimento multiprofissional
Ciência e Saúde

Centenas de mulheres são apoiadas com atendimento multiprofissional

Em reuniões, em conjunto com a Associação Toque de Vida, grupo ensina a mulheres da comunidade sobre a detecção precoce do câncer, realizam rodas de conversa, fornecem perucas e apoio a pacientes
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Nas reuniões semanais, o Grupo de Estudos em Câncer de Mama (Gecam/UFC) presta um importante serviço: o de dar apoio às mulheres que passaram pelo câncer de mama e pela mastectomia. A entidade, nascida na Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), é vinculada ao curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Em conjunto com a Associação Toque de Vida - Associação das Mulheres Mastectomizadas do Ceará, o grupo ensina às mulheres da comunidades sobre a detecção precoce do câncer, realizam rodas de conversa, fornecem perucas e apoio às pacientes.

Hoje, a prestação de serviço acontece com cerca de 200 mulheres, com uma equipe multiprofissional, com enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais. "Estão aparecendo casos de mulheres com menos de 30 anos com câncer bilateral das mamas. Não existe prevenção, o que existe é a detecção precoce. Mulheres com fatores de risco, com mãe ou avós com casos de câncer devem realizar a mamografia mais cedo", alerta a professora do curso de Enfermagem da UFC, Ana Fátima Fernandes, participante do projeto, e responsável pelo Manual de Assistência às Mulheres Mastectomizadas, distribuído gratuitamente na sede do Gecam.

Segundo Ana Fátima, quando existe um caroço detectável no seio da mulher, o câncer já está num estágio muito avançado. O ideal, como explica a professora, é que eles seja rastreado em exames de imagem.

Junto à Associação Toque de Vida, que presta assistência educativa, o Gecam quer orientar mulheres que já tiveram câncer para a adaptação à nova realidade. Elas necessitam passar por fisioterapia, por uma nutricionista - por terem de ingerir alimentos saudáveis.

O grupo realiza palestras em fábricas, associações, por exemplo. 

Serviço

Reuniões do Grupo de Estudos em Câncer de Mama (Gecam) acontecem semanalmente, às quintas-feiras, das 13h às 14h, na sede da Associação Toque de Vida

Mais informações: (85) 3223 8038

O que você achou desse conteúdo?