Logo O POVO+
Mudanças na adolescência
Ciência e Saúde

Mudanças na adolescência

Edição Impressa
Tipo Notícia

A puberdade é comandada pelo funcionamento coordenado entre uma área do cérebro (o hipotálamo), uma glândula responsável pela produção de hormônios (a hipófise) e os ovários, no caso das meninas, ou os testículos, no caso dos meninos.

"A hipófise é uma glândula do tamanho de uma ervilha que temos na base do cérebro e funciona como um maestro no nosso corpo. Ela manda sinais hormonais para as diversas glândulas do corpo funcionarem adequadamente", explica a endocrinologista pediátrica Lia Beatriz Azevedo. Nos casos de puberdade precoce, fatores genéticos, nutricionais e ambientais, além de doenças preexistentes, desencadeiam o funcionamento desse mecanismo antes da idade esperada.

"A hipófise começa a secretar hormônio folículo estimulante (FSH) e hormônio luteinizante (LH) de forma prematura, que acabam estimulando as gônadas (ovários nas meninas e testículos nos meninos) a produzirem os hormônios sexuais." São esses hormônios que vão desencadear o surgimento de pelos, crescimento das mamas, aumento dos testículos e aparecimento da menstruação.

 

O que você achou desse conteúdo?