Logo O POVO+
Uso de inteligência artificial é tendência
Ciência e Saúde

Uso de inteligência artificial é tendência

Um dos benefícios seria a rapidez do tratamento médico prestado ao paciente que é atendido com suspeita de AVC
Edição Impressa
Tipo Notícia

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a segunda maior causa de morte no Brasil, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares. No caso de um paciente acometido da doença, é essencial o atendimento médico - e principalmente, o diagnóstico - urgentes. Para agilizar o tratamento de casos suspeitos e orientar os profissionais da saúde que lidam nessas situações, o software para auxílio a diagnóstico já é utilizado no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) há alguns anos. 

"O sistema é usado como auxílio no diagnóstico do AVC isquêmico agudo na emergência, para ajudar na tomada de decisão para o tratamento. O exame analisado pelo software é a tomografia computadorizada de crânio. O programa vai indicar a área do cérebro que apresenta o AVC. Com esse dado em mãos, o médico vai conferir se a informação está correta. Assim o profissional tem mais segurança ao fazer o diagnóstico rapidamente, pois um completa a avaliação do outro", explica o médico radiologista Pablo Picasso Araújo Coimbra, que aponta a sua atuação na área como pioneira no Brasil.

De acordo com o pesquisador, a identificação de fase muito aguda do AVC isquêmico pode se tornar difícil, o que demanda um nível de experiência do médico que analisa o exame, já que é possível confundir os sintomas clínicos com os de infecções e tumores. 

"Estamos trabalhando no desenvolvimento do software nacional, desenvolvido em conjunto com o Laboratório de Processamento de Imagens, Sinais e Computação Aplicada (Lapisco) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Queremos que nosso software vire referência nacional", destaca. De acordo com o médico, os programas utilizados no HGF - Rapid, de origem americana, e Brainomix, britânica - foram doados para fins de estudo. O custo da licença anual é de US$ 22 mil e o alto custo seria um fator que impede a difusão do uso em outras unidades no Ceará. 

 

O que você achou desse conteúdo?