Logo O POVO+
Temperamento de Ciro preocupa PDT
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

Temperamento de Ciro preocupa PDT

Política
A língua afiada de Ciro Gomes, velha conhecida dos cearenses, tem sido acompanhada de perto por marketeiros e lideranças do PDT. Segundo dirigentes da sigla, o receio de que o estilo explosivo de Ciro fosse aproveitado por adversários, especialmente o "sóbrio" Geraldo Alckmin, acompanha o candidato desde a filiação ao partido e é levada em conta em toda ação. "O adversário quer realçar os defeitos, o amigo as qualidades (...) então Ciro tem que passar tranquilidade, calmaria, simpatia", diz Carlos Lupi, presidente do PDT.
 

Leia mais sobre este assunto no Blog Política
 
 
Mauro em alta
 
Destaque da campanha de Ciro até agora, proposta em limpar nomes no SPC tem pai: O candidato a deputado federal Mauro Filho (PDT). Membro da equipe econômica de Ciro desde a gestão dele na Prefeitura de Fortaleza, Mauro é o número 1 na lista de possíveis ministros da Fazenda do pedetista.
 
Apoio a Eunício racha irmãos
 
Dois a dois. Este é o placar da aliança Eunício e Camilo entre os quatro irmãos Ferreira Gomes que já falaram sobre o tema. Enquanto Cid e Ivo Gomes apostam na diplomacia e admitem campanha para o emedebista, Ciro e Lia são radicalmente contra. "Não gosto do Eunício, ele me processa", diz a irmã. De estilo mais discreto, o quinto irmão Lúcio pode desempatar.
 
Lia Gomes, a progressista
 
Candidata a deputada estadual e irmã de Cid, Ciro e Ivo, a médica Lia Gomes nega acusações de que estaria inelegível e promete atuação em defesa de minorias na Assembleia. Segundo ela, garantia de direitos e o combate à violência contra mulheres e LGBTs serão foco de seu mandato estadual, caso eleita.

 
Climão I
 
Com a intenção de criticar o presidenciável Álvaro Dias, Cid Gomes disparou críticas à sigla do rival, o Podemos, em evento de Ciro neste fim de semana. "Aí agora inventaram de fazer esse partido, Podemos, Pode, como é que é?", disse, em tom de deboche. Só esqueceu que a bancada do Podemos, aliada do governo no Ceará e em Fortaleza, estava bem à sua frente.
 
Climão II
 
Durante discurso no mesmo evento, Camilo Santana se referiu ao padrinho Cid Gomes como "o melhor governador da história do Ceará". Ao se lembrar de que discursava ao lado de Ciro Gomes, também ex-governador e estrela do ato, não voltou atrás: "Com desculpas ao Ciro". Logo depois, o sempre pronto Cid pediu o microfone e fez uma piada, aliviando a saia justa.

 
Família Arruda racha em três
 
Governantes do Município de Granja há décadas, o clã Arruda rachou mais uma vez. Três membros da família - Gony Arruda, Vicente Arruda e Romeu Aldigheri - deverão disputar ou apoiar candidatos diferentes no município. Sérgio Aguiar (PDT), com base na vizinha Camocim, tenta entrar pelas frestas.

 
Candidato explica patrimônio
 
Citado na lista de candidatos com patrimônio superior a R$ 1 milhão no Ceará, Marcelo Medeiros (Novo) procurou a coluna para prestar esclarecimentos. Candidato a deputado federal, ele destaca que nunca teve cargos públicos e, vindo de origem pobre, atuou mais de 20 anos como prático e investidor para alcançar patrimônio de R$ 5,8 milhões. Candidato pela 1ª vez, ele defende mais liberdade econômica e menos impostos. 
Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?