
A farinha é um dos alimentos mais consumidos em nosso País. É feita com a "rainha do Brasil", como definiu a mandioca o antropólogo Luís da Câmara Cascudo, em seu livro "A História de Alimentação no Brasil".
Esse subproduto da mandioca é um dois mais lindos, simples e democráticos dos ingredientes. Presente na mesa do rico e do pobre, a farinha foi o alimento que deu base e sustância à alimentação brasileira. Misturada com mel de engenho ou café como aprendi com a dona Tetê, com caldo de feijão ou caldo de peixe num clássico pirão, misturada e amassada com feijão que fez parte da minha infância no bom e famoso cearense "capitão", a farinha se transforma e se adapta à nossa cultura e à nossa criatividade, nos permitindo várias possibilidades em uso e aplicação.
A mais reconhecida e emblemática preparação brasileira feita com farinha é a farofa. Em suas versões doces e salgadas, a farofa alegra os churrascos, abrilhanta pratos com seu toque crocante ou coloca um nó na cabeça do estrangeiro, que não possui nenhuma textura parecida em sua cultura alimentar.
Existem vários tipos de farinhas no mercado, mas basicamente ela pode ser classificada à base de dois tipos de preparo com a mandioca. Feita direto da mandioca ralada, prensada e tostada, classificada como farinha torrada, ou colocada a mandioca para fermentar em água e depois ralada e tostada que chamamos de farinha d'água. Sendo amarela ou branca, fina ou grossa a farinha tem um espaço especial em nossos corações.
Farofa Cítrica
Ingredientes:
500 g de Farinha de mandioca (ou farinha Panko)
100 g de manteiga
Raspa de Limão Siciliano
Raspa de Limão Taiti
Raspa de Limão laranja
Raspa de Limão tangerina
4 folhas de capim santo
Gengibre a gosto
2 dentes de alho amassado ou picado
Sal á gosto
Modo de preparo:
1.Em uma Panela coloque a manteiga para derreter, então adicione.
2.Quando o bacon estiver dourado, adicione o louro e depois o alho, deixe dourar por 30 Segundos.
3.Então adicione a cebola e refogue até doura
4.Então adicione a farinha e deixe tostar bem
Dica:
Quando eu sei que a farofa está pronta?
1. Coma a ponta dos dedos eu pego um pouco de farofa e levo a boca, se ela estiver bem crocante, está no ponto.
2.Outra dica é na coloração da farofa ela tem que estar com o tom dourado.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.