Logo O POVO+
Polvo. Uma iguaria dos nossos mares
Foto de Gastronomia
clique para exibir bio do colunista

Gastronomia vida & arte

Polvo. Uma iguaria dos nossos mares

Versátil, saboroso e presente na alimentação há milênios, o polvo rende pratos interessantes no mundo inteiro
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Não podemos dizer que esse molusco marinho seja um animal bonito, mas o polvo é protagonista de belos pratos da gastronomia contemporânea. Ele foi introduzido na alimentação humana há milênios. Existem registros de receitas utilizando esse molusco na coletânea de receitas romana "Apicius", que foi escrita entre os séculos IV a.C. e V a.C.

 

Muito apreciado na culinária do Mediterrâneo, o polvo também é muito apreciado na Ásia. E também está presente na cozinha brasileira, como ingrediente para enriquecer as caldeiradas e moquecas.

 

O grande desafio na sua preparação é atingir o ponto de maciez, já que o polvo tem uma carne muito dura. Por isso, cada cozinheiro tem o seu método para amaciá-lo. Alguns chegam a dar pauladas ou jogá-lo contra a parede, antes de iniciar o longo processo de cocção.

Vou descrever, a seguir o meu método de preparação.

 

1 Dicas para compra: escolher os espécimes mais cinzentos e cheios de mucosa, que são os mais frescos, e evitar os mais rosados.

 

2 Para lavar, jogar dois punhados de sal, e esfregar vigorosamente todos os tentáculos como se estivesse lavando roupa; isso vai amaciá-lo e vai retirar eventuais resíduos de suas ventosas.

 

3 Colocá-lo em água fervente e deixar cozinhando até atingir o ponto desejado. Os japoneses gostam de cozinhá-lo por 8 minutos, quando o polvo ainda tem uma consistência gelatinosa, mas ainda tem uma certa rigidez. Para o gosto ocidental, é necessário cozinhar por, no mínimo, 30 minutos, mas a maciez deve ser testada espetando um garfo na partes mais grossas dos tentáculos.

 

4 Retirar do fogo e passar pela água fria. Agora o polvo está pronto para a sua preparação. Depois de pré-cozido temos um ingrediente muito versátil, que pode ser usado para finalizar risotos, enriquecer molhos para massas, entrar como ingrediente para a Paella ou Caldeirada de Frutos do Mar e mesmo para compor uma salada.

 

Minha preparação preferida é muito simples: grelhar os tentáculos, temperar com sal, azeite e páprica picante e servir acompanhado de batatas cozidas e, logicamente, harmonizar com um bom vinho branco...

 

Foto do Gastronomia

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?