Logo O POVO+
Governadores discutem consórcio
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Governadores discutem consórcio

 (Foto: )
Foto:

Os governadores dos estados do Norte e do Nordeste terão encontro hoje, às 12 horas, na Representação do Ceará, em Brasília. Na pauta, assuntos como a formação de um consórcio, unindo os estados das duas regiões para a criação de programas de ajuda em várias áreas, como segurança pública e logística.

O governador Camilo Santana estará no encontro. Certamente a segurança será a grande bandeira neste momento, mas espera-se a elaboração de propostas de trabalho conjuntas na criação de infraestrutura. Ou seja: no lugar de apenas uma corrida por atração de investimentos, um planejamento, que viabilize o desenvolvimento de todos.

A proposta de união dos estados partiu do governador da Bahia, Rui Costa, filiado ao PT. Inicialmente, a ideia era de um projeto de trabalho conjunto em função do temor sobre possíveis represálias ao Nordeste mas, caso os resultados sejam satisfatórios, poderá haver uma dimensão maior.

Transporte

SETOR QUER VOLTAR A CRESCER

As empresas de transporte estão prontas para investir. Sondagem Expectativas Econômicas do Transportador 2018, realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), ouviu 776 empresas dos modais rodoviário (cargas e passageiros), transporte urbano de passageiros por ônibus, metroferroviário, entre outros. O resultado do levantamento mostra otimismo do setor, além de confirmar alguns avanços modestos e a persistência de problemas graves. Roubo de cargas e a baixa qualidade das rodovias, por exemplo, são dificuldades que parecem intransponíveis.

Talvez a grande novidade apresentada pelo segmento seja o alinhamento com o projeto de desenvolvimento do novo Governo Federal. Pelos números da Sondagem, 85,2% dos transportadores acreditam na capacidade da administração atual em resolver os problemas de infraestrutura.

Casas Bahia

EXPANSÃO EM JUAZEIRO

A Via Varejo, administradora das marcas Casas Bahia e Pontofrio, inaugura hoje quiosque no Shopping Cariri, em Juazeiro do Norte. Esse será o primeiro quiosque do grupo no Nordeste. No ano passado foram 15 quiosques em São Paulo e Minas Gerais.

Livraria Nobel

NOVA UNIDADE NO RIOMAR KENNEDY

A Livraria Nobel, que possui mais de 200 unidades em 105 cidades, inaugurou loja no RioMar Kennedy. A nova operação faz parte da proposta do shopping de investir na sua diversificação. O empreendimento já possui mais de 150 marcas.

Ranking

PRINCIPAIS FRANQUIAS DO NORDESTE

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) fez um levantamento das dez principais franquias por região, no que se refere a quantidade. Chamou a atenção o número de redes de produtos de açaí. No caso do Nordeste, a marca campeã foi o Boticário, com 906 lojas. Das marcas com sede na região, o maior resultado foi das Farmácias FTB, que ficou com a primeira posição, com 993 lojas (ver tabela).

 

Transatlântico Sirena
Transatlântico Sirena

COMEÇA TEMPORADA DE CRUZEIROS

Começou ontem a nova temporada de cruzeiros com o transatlântico Sirena, com 658 passageiros e 373 tripulantes. No dia 12, chegará o Royal Princess, com 3.600 passageiros e 1.300 tripulantes. Já no domingo de Carnaval virá o Navio Prinsendam, com mais de mil pessoas.

O secretário de Turismo de Fortaleza, Régis Medeiros, destacou o trabalho da pasta e da Setur para a realização do receptivo e os resultados deixados por essas rotas de cruzeiro.

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?