A partir de 2018, a Universidade Federal do Ceará (UFC) fará alterações nos critérios de correção de provas. Assim como já ocorre em outras universidades pelo Brasil, a instituição passará a adotar pesos diferentes para cada área. O novo cálculo deverá levar em consideração cada curso e as áreas de interesse.
“Nós ainda não fizemos a alteração neste ano. A mudança só passará a vigorar em 2018, onde alguns cursos vão ter pesos diferenciados. Determinado curso pode dar ênfase em Matemática ou Linguagens, de acordo com a área de interesse”, explicou Miguel Franklim, coordenador do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na UFC.
[SAIBAMAIS]O coordenador explica que a escolha de cada área e do peso de cada questão na nota final está sendo decidida entre os cursos. Ainda de acordo com Franklim, alguns departamentos já apresentaram interesse no novo critério. “Será mais ou menos como eram as provas específicas no antigo vestibular. É como se tivesse fazendo a fusão das duas coisas, dando o viés específico de acordo com cada curso e mantendo somente uma etapa”, afirma.
De acordo com o Sisu, quando o candidato se inscreve para curso que tenha peso diferente o sistema faz automaticamente o cálculo de notas conforme as especificações da instituição. É então gerada uma nova nota, a ser apresentada ao candidato.
Ontem o Ministério da Educação disponibilizou o resultado da chamada regular do Sisu 1º/2017. Com quase 2,5 milhões de inscritos, o sistema disponibiliza cerca de 238 mil vagas. Na UFC, a matrícula começa sexta-feira, 3/2. Quem não foi aprovado na primeira chamada deve manifestar interesse na lista de espera até 10 de fevereiro, no site do Sisu.
Prouni