“O único requisito para participar do CCA é o desejo de parar de comer compulsivamente. É difícil a gente entender que isso é uma doença, as pessoas entendem o álcool, o jogo, mas a comida não”, afirma uma das integrantes, 59, que pediu para não ser identificada. De acordo com ela, a irmandade oferece apoio, compreensão e recuperação de transtornos como o comer compulsivo, a bulimia, obesidade, obsessão por dietas e anorexia.
Outra integrante que participa do grupo há um ano e meio, 47, conta que, para ela, a eficácia do tratamento está nos eixos de trabalho. “É levado em consideração o lado físico, psicológico e espiritual. As minhas emoções interferem no meu físico e aqui eu adquiri serenidade para lidar com meus desafios”. Segundo ela, a principal característica dos encontros que a fazem seguir é o fato de não se sentir julgada.
O grupo é autossustentado e não exige taxas ou mensalidades para participação. As reuniões são semanais e pautadas em leituras sobre o assunto, discussões, depoimentos, telefonemas e registros escritos.
Serviço
Reuniões semanais
Quando: Todas as quintas-feiras, das 14h30min às 16h30minOnde: Igreja Presbiteriana (Rua Carolina Sucupira, 93 - Aldeota)
Quando: Aos sábados, das 17 horas às 18h50minOnde: Igreja dos Remédios (Av. da Universidade, 2974 - Benfica)