Logo O POVO+
Livro sobre Direito Ambiental será lançado dia 24
Cotidiano

Livro sobre Direito Ambiental será lançado dia 24

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Ampliar o olhar do Direito Ambiental, buscando dialogar com outras disciplinas para melhor aplicá-lo. Esse é o objetivo do livro Fundamentos epistemológicos do direito ambiental, da professora de Direito da Uni7 Germana Belchior. A obra será lançado amanhã, 24, no auditório do curso de Direito da instituição, a partir das 19 horas.

 

O livro é direcionado a todos os estudantes, pesquisadores e aplicadores do Direito Ambiental, que buscam ter uma visão mais sistêmica, dinâmica e dialogada das questões relativas à esta área.


Segundo a autora, um pressuposto importante é o de que meio ambiente não pode ser definido apenas com o que está na legislação: “O conceito de meio ambiente se renova a cada instante com as mudanças sociais e econômicas. Portanto, não dá para usar somente a lei para aplicá-lo. O objetivo do meu livro é buscar essa transdisciplinaridade, para que o Direito Ambiental seja mais bem compreendido e aplicado”.


Para escrever a obra, Germana uniu Direito e Filosofia. “Epistemologia é uma área da Filosofia que reflete sobre as condições que se pode obter o conhecimento”, explica a professora.


O livro, publicado pela editora Lumen Juris, é fruto da tese de doutorado de Germana Belchior, realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O interesse da autora pelo Direito Ambiental começou em 2007, quando ela iniciou seu mestrado na Universidade Federal do Ceará (UFC). “Quando comecei meu mestrado, deparei com muitas normas do Direito Ambiental e percebi que é preciso unirmos a outras disciplinas e criar ferramentas que proporcionem ampliação do debate”, considera.


A obra tem a apresentação de José Rubens Morato Leite, professor da UFSC e presidente do Instituto O Direito por um Planeta Verde.

 

Serviço

 

Lançamento do livro Fundamentos epistemológicos do Direito Ambiental

Quando: amanhã, 24, a partir das 19 horas

Onde: Auditório do curso de Direito da Uni7 (av. Almirante Maximiano da Fonseca, 1395 – bairro Luciano Cavalcante)

O que você achou desse conteúdo?