Logo O POVO+
100 crianças e adolescentes estão disponíveis para adoção
Cotidiano

100 crianças e adolescentes estão disponíveis para adoção

Convidados do programa O POVO Quer Saber dialogaram sobre as razões para a disparidade
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

O Ceará tem, hoje, 100 crianças e adolescentes disponíveis para a adoção — 80 em Fortaleza e 20 no Interior. Paralelamente aos que esperam entrar para uma família, 486 seguem na expectativa de se tornarem pais e mães. Os dados foram compartilhados pelo promotor de Justiça do Cadastro Nacional de Adoção e Programas de Apadrinhamento na Capital, Dairton Costa de Oliveira, na edição de ontem do programa O POVO Quer Saber.

[QUOTE1]

Para o promotor, a busca por um perfil específico é o que mantém a disparidade entre as filas de adotantes e de cadastrados para adoção.

Ao mesmo tempo, o professor universitário e vice-presidente do grupo de apoio à adoção Acalanto Fortaleza, Lucineudo Machado, que também participou do programa, disse que a demora para destituição do poder familiar — atribuição da Justiça — atrasa o processo, fazendo com que, devido ao tempo perdido, as crianças saiam do perfil buscado. “Quanto tempo tenho que deixar a criança lá (em abrigos) para que a Justiça entenda que não pode perder tempo?”, questionou.


Compreendendo a situação, mas pontuando as fragilidades do Poder Judiciário, Dairton ressaltou que é preciso reforço de equipes multidisciplinares e mais engajamento dos atores envolvidos no processo de adoção.


Apadrinhamento


Além de explicar o processo de adoção e abordar polêmicas como a adoção por casais homoafetivos, esta edição do O POVO Quer Saber aprofundou a discussão sobre apadrinhamento. Segundo Dairton Costa, o sistema estadual tem 88 padrinhos — entre afetivos, financeiros e de serviço. Os afetivos, detalhou, atuam como referência de família. “A expectativa é de que a gente tenha pelo menos um padrinho para cada uma das mais de 300 crianças acolhidas que temos”, projetou o promotor.

 

Serviço

 

O POVO Quer Saber

Tema de hoje: “Pais conectados, filhos esquecidos? Como educar filhos na era do relacionamento virtual”, com Tauily Taunay, psicólogo neurocientista e professor de psicologia e W. Gabriel, consultor e professor de mídias sociais


Horário: às 11 horas


Onde: Rádio O POVO CBN (AM e FM), com transmissão em www.opovo.com.br/opovoquersaber


Por Luana Severo
O que você achou desse conteúdo?