Logo O POVO+
Ônibus com ar-condicionado terão sistema para monitorar temperatura
Cotidiano

Ônibus com ar-condicionado terão sistema para monitorar temperatura

Medidor de temperatura será instalado em ônibus para monitoramento e solicitação mais rápida de conserto dos equipamentos de ar-condicionado
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

 

Após reclamações de usuários sobre o calor nos ônibus que têm ar-condicionado em Fortaleza, um medidor da temperatura interna será utilizado para monitorar o serviço. Dessa forma, os problemas serão identificados e as providências para a manutenção solicitadas de forma mais rápida. Até o fim do ano, a Capital terá 580 ônibus com ar-condicionado — cerca de um terço da frota. Ontem, 80 veículos foram entregues. Até dezembro, outros 100 serão somados à frota.

[SAIBAMAIS] 

“A gente detectou que alguns ônibus estavam com problemas de temperatura, mas já estamos estruturando uma ação. Compramos um medidor de temperatura interna, vamos ficar monitorando a frota para poder pedir providências de manutenção quando for necessário”, frisou o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará (Sindiônibus), Dimas Barreira.


As informações foram divulgadas na manhã de ontem, no estacionamento da Arena Castelão, na solenidade de entrega da nova frota.


Dimas lembrou que o funcionamento do ar-condicionado em um coletivo está ligado ao movimento de passageiros. “Cada vez que uma porta abre, o ar frio ‘escorre’ e o ônibus tem que trabalhar para produzir tudo de novo. Isso não é motivo para entender que o ônibus não possa estar com a temperatura agradável. O ar-condicionado é projetado para que consiga vencer essa etapa”, detalhou Dimas.


O dado indicado no mostrador dos coletivos, de acordo com ele, não é a temperatura do local, mas aquela que o ambiente persegue com o ar-condicionado. “Se ele ficar sempre perseguindo a temperatura de mais ou menos 22°C, 23°C, é uma temperatura agradável. Os técnicos dizem que você não pode causar um choque maior do que oito graus de diferença em relação à temperatura de fora”, disse.


Dimas explicou ainda que há dois tipos de tecnologia na determinação da temperatura: alguns veículos saem da garagem pré-acertados e outros permitem que o motorista mude a temperatura dentro de uma faixa determinada.


Mais ônibus


De acordo com o prefeito Roberto Cláudio (PDT), há previsão de entrega de 180 coletivos no próximo ano. “Ampliaremos muito o número da frota”, citou, destacando outras ações de mobilidade. “A gente vai entregar em janeiro o maior e mais moderno terminal de Fortaleza, de Messejana. Vamos entregar em janeiro o corredor exclusivo da Aguanambi”, enumerou. Segundo RC, também até janeiro, todos os terminais terão estações de bicicleta compartilhada e, até dezembro, terão centrais de medicamentos.

O que você achou desse conteúdo?