Com apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), há atividades previstas em diversos locais do País. O objetivo é propor uma reflexão sobre o papel do trabalho e como essa ação diária pode influenciar o ser humano. Segundo a diretora da sede de Fortaleza, Kelly Aguiar, é preciso ver o trabalho além de apenas uma fonte de renda. “Nós estamos muito acostumados a ações automáticas e ficamos esperando o final de semana para sermos felizes”, analisa Kelly, que será mediadora da mesa de abertura do evento. Ela cita que o momento é de crise econômica e as pessoas precisam se fortalecer psicologicamente para lidar com as adversidades do trabalho.
A jornalista Simplícia Sinibaldi acredita que o tema escolhido é pertinente, pois os seres humanos passam a maior parte do tempo trabalhando e precisam encontrar equilíbrio para exercer bem suas funções. De acordo com ela, que frequenta a escola há dez anos, o estudo da filosofia sobre o trabalho pode tornar o que hoje é visto como “angustiante”, em algo prazeroso. “Tudo o que gera movimento é trabalho. Podemos perceber que é isso que constrói a humanidade”, afirma.
Instituído em 2005 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o dia de homenagem à filosofia é comemorado anualmente na terceira quinta-feira do mês de novembro. O intuito é incentivar o estudo da obra de filósofos e promover o pensamento crítico. A escola Nova Acrópole está há 14 anos em Fortaleza.
Serviço
Dia Mundial da Filosofia
Quando: hoje, às 18 horasOnde: Hotel Pontar Mar (avenida Beira Mar, 2200, Meireles)
Entrada gratuita.