[FOTO1]
A série de reportagens publicada no O POVO Drogas — O fracasso das políticas foi premiada com o o segundo lugar no Prêmio Nacional Gilberto Velho Mídias e Drogas 2017. Com autoria dos repórteres Thiago Paiva e Igor Cavalcante e cobertura fotográfica de Fabio Lima, as matérias discutem o uso e o tráfico de drogas e a ligação com a violência no Ceará.
Por meio de estatísticas divulgadas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que revelam a influência do tráfico ou consumo de entorpecentes na prática de crimes, foi possível dimensionar o fracasso das políticas públicas sobre drogas nos âmbitos municipal, estadual e nacional.
Igor Cavalcante acredita que o prêmio se deve à amplitude do material. “Abordou vários aspectos, mostrando o início, por que muitas pessoas acabam caindo nesse mundo; o meio, que é a questão das políticas públicas, de como elas se mostram realmente limitadas; e o fim, que é a situação de vulnerabilidade, abandono e vilipêndio de muitos direitos”, conclui.
Já Thiago Paiva ressalta que são raros os prêmios que se propõem a contemplar o tema da violência em si. “É um reconhecimento e um trabalho de aprofundamento desse debate que é constante na nossa cobertura, mas que carecia de maior amplitude na discussão”, descreve.