Logo O POVO+
Operação especial de trânsito
Cotidiano

Operação especial de trânsito

Cartola sub 18. Abre coordenada
Edição Impressa
Tipo Notícia

Operação especial de trânsito

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) disponibiliza um efetivo de 90 agentes para controlar a circulação no entorno dos principais eventos. O objetivo é coibir estacionamentos irregulares e efetuar bloqueios provisórios.

Na Praia de Iracema, um dos grandes polos do evento, terá concentração no Aterrinho, na avenida Beira Mar, entre as ruas João cordeiro e Ildefonso Albano. A interrupção do trânsito é em direção ao Aterro, onde serão os shows e terá bloqueio iniciado às 14 horas.

A avenida Historiador Raimundo Girão fica bloqueada entre a Rui Barbosa e Ildefonso Albano. Já a avenida Beira-Mar deve ser interditada entre as ruas Ildefonso Albano e Arariús. O cruzamento da rua João Cordeiro com Tenente Benévolo também será interditado para facilitar o acesso do bloco que sai da Mocinha ao Aterrinho. Os bloqueios acontecem a partir de 14 horas. A opção de desvio para quem trafega no sentido Aldeota/Centro é utilizar a Rui Barbosa e seguir pela Deputado Moreira da Rocha. Quem vem no sentido Centro/Aldeota, a opção é entrar à direita na rua Ildefonso Albano e avenida Monsenhor Tabosa.

Na rua João Cordeiro, também será proibido estacionar no trecho compreendido entre a rua Tenente Benévolo e avenida Beira Mar. Durante a passagem dos blocos, agentes da AMC efetuarão o bloqueio temporário dos cruzamentos da rua João Cordeiro com as vias Tenente Benévolo, Monsenhor Tabosa e Historiador Raimundo Girão.

Outros polos terão apoio operacional da AMC. No entorno do Mercado dos Pinhões, a rua Visconde de Pelotas ficará bloqueada entre as vias Nogueira Acioli e Gonçalves Ledo. Já na Praça do Ferreira, haverá um bloqueio, a partir de 16 horas, no cruzamento das ruas Major Facundo com São Paulo e Floriano Peixoto com Pedro Borges. Em outros blocos espalhados pela cidade a operação acontecerá por meio de rotas volantes. As intervenções nestes outros locais também terão início às 6 horas.

Limpeza Urbana

No Centro de Fortaleza, 96 garis fazem a varrição de segunda a sábado e 28 aos domingos. Já na avenida Beira Mar, são 60 garis de segunda a domingo. O efetivo será reforçado aos sábados, dia com maior concentração de público, com 20 garis no turno da noite (22h às 6 horas).

O percurso dos bloquinhos e os pontos fixos com programação serão contemplados com reforço da iluminação, além do serviço de manutenção.

Postos Médicos Avançados/Samu

Já a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove diversas ações educativas de combate ao HIV/Aids, com a distribuição de preservativos e material informativo. Profissionais da SMS estarão abordando os foliões, orientando-os para os cuidados com as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's) e a prática do sexo seguro.

A SMS instalará, no Aterrinho da Praia de Iracema, um Posto Médico Avançado (PMA), coordenado pelo Samu, com atendimento às urgências e emergências médicas, com equipe composta de médico, enfermeiro e técnico de enfermagem. O atendimento na área conta com o apoio de uma unidade móvel de suporte básico e cobertura da Central de Regulação.

Proteção aos direitos de crianças e adolescentes

A Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) promove ações de enfrentamento às violações de direitos de crianças e adolescentes nos locais de maior fluxo dos foliões durante o período do pré-carnaval.

Com o apoio dos programas Ponte de Encontro, Rede Aquarela e Adolescente Cidadão serão disponibilizados educadores sociais e profissionais especializados que ficarão de plantão realizando abordagem social, distribuindo pulseiras de identificação para as crianças e aplicando as devidas medidas socioeducativas para garantir a proteção das crianças e adolescentes durante os eventos.

O objetivo é combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, além de alertar a população sobre a importância de denunciar esses casos e outros tipos de violações, como o trabalho infantil, negligência e até mesmo sobre a importância dos pais ou responsáveis não deixarem crianças desacompanhadas.

 

O que você achou desse conteúdo?