Dentre a vasta relva de Fortaleza, mas ainda distante dos 36 m²/habtidos como ideais pela OMS, três tipos de vegetação se destacam pela cidade.
Segundo informações da Seuma, a árvore mais comum encontrada na Capital é o Nim indiano (Azadirachta indica), de origem asiática, e que tem se adaptado bem ao nordeste brasileiro. Já no quesito espécies nativas, o destaque fica dividido entre duas plantas: Ficus (Ficus microcarpa) e Oiti (Licania tomentosa). Ambas predominam na região central de Fortaleza.
Mesmo não tendo vantagem numérica sobre as demais árvores da Capital, o Ipê- Amarelo, também conhecido como Caraúba, foi eleito como árvore símbolo de Fortaleza. O resultado foi divulgado neste mês de março, após uma consulta pública realizada pela Seuma em 2020.
A árvore, que pode alcançar até 20 metros de altura, destaca-se pela beleza. Anualmente, durante o segundo semestre do ano, os Ipês são responsáveis por colorir a cidade de Fortaleza. Com suas copas amareladas, as árvores chamam atenção durante os meses de setembro e outubro.