Logo O POVO+
Dois dedos de prosa com Iran Giusti, criador do tumblr Criança Viada
DOM

Dois dedos de prosa com Iran Giusti, criador do tumblr Criança Viada

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Iran Giusti. Após polêmica envolvendo a exposição Queermuseu, o criador da página Criança Viada (criancaviada.tumblr.com) decidiu retomar as postagens interrompidas há três anos. A volta foi em protesto ao cancelamento, em setembro, da mostra pelo Santander Cultural de Porto Alegre, depois de críticas de grupos contrários à exibição que tinha a diversidade sexual e de gênero como tema. A página do paulistano de 28 anos inspirou obra homônima da artista plástica Bia Leite. O trabalho leva para a linguagem do grafite as fotos de adultos na infância em situações “pintosas”, tal como divulgadas na internet. A obra foi acusada de incentivar a pedofilia, o que é rebatido com veemência por Iran. Ele defende que a página discute a maneira como a diversidade é tratada na infância.


“Qualquer coisa que transpasse pelo debate de gênero vai ser confundido com sexualização”


O POVO - Desde a criação do tumblr Criança Viada, esta foi a primeira acusação do tipo?


Iran Giusti - Foi o primeiro ataque. Na época do tumblr, tiveram pessoas que acharam de mau gosto, que a divulgação das fotos poderia gerar bullying. Isso é uma má interpretação e tudo foi tirado de letra, dialogando. Mas essa colocação de que a obra da Bia Leite, inspirada no tumblr, é pedofilia eu não entendo como interpretação. Entendo como uma distorção de má-fé, para gerar polêmica.

 

OP - Como você entende essa acusação?


Iran - A gente tem que pensar em um contexto maior. Há alguns anos, o debate de gênero na escola, que ficou popularmente conhecido como kit gay, foi retirado do Plano Nacional de Educação, em um processo de barganha com a bancada conservadora. O tema gênero e infância não é falado. Qualquer um que, de alguma forma, quer abordar esse tema vai ser atingido diretamente também. A interpretação da pedofilia é o posicionamento de uma agenda conservadora que não quer falar sobre gênero e diversidade e qualquer abordagem que esbarre nisso vai ser acusada de pedofilia.

 

OP - Houve uma tentativa, por parte dos acusadores, de associar a obra com a sexualização da infância. Na sua avaliação, isso ainda tem a ver com conservadorismo?


Iran - Com certeza. Qualquer coisa que transpasse pelo debate de gênero vai ser confundido com processo de sexualização, porque eles (os conservadores) não entendem como legítimo esse debate e qualquer existência que não esteja dentro do modelo heteronormativo.

 

OP - Você tinha criado o tumblr com uma ideia de militância?


Iran - Não, de forma alguma. Um amigo postou uma foto dele na infância, no Dia das Crianças, e colocou como legenda “criança viada”. Eu pedi pra usar a expressão e criei o tumblr. De uma hora para outra, a galera ficou enlouquecida e mandou várias fotos. O tumblr tinha o propósito de falar sobre gênero. Inclusive, de início, eram só crianças adultas LGBTs, mostrando que eram pintosas e LGBTs desde sempre. Mas, depois, eu recebi um monte de foto de héteros também dizendo que eram crianças viadas na infância. E aí começou esse debate sobre gênero e construção de estereótipos na sociedade.

 

OP - As crianças estão imunes a esses estereótipos e aos impactos dele?


Iran - A grande questão do Criança Viada é que não existe nada de errado em falar sobre homossexualidade e infância. A gente precisa falar sobre isso, porque tudo isso é orientação afetiva e identidade de gênero. Isso não é sexo. A gente está falando sobre o que significar ser LGBT, que você não vai seguir, necessariamente, os padrões que existem nem tudo o que é esperado da masculinidade de um menino ou da feminilidade de uma menina. Esse debate é sobre os adultos. Sobre como a gente vai interpretar essas crianças, sobre como a gente vai fazer com que cada um se sinta confortável dentro desses trejeitos, dessa afetividade e dessa existência. Não passa pela questão do sexo, mas pessoas vão sexualizar sim. As pessoas vão entender os trejeitos de um menino afeminado como de um menino bicha e ele vai sofrer as agressões e a homofobia. Então, é muito complicado a gente ignorar esse debate.

 

OP - Com o fechamento da exposição, você decidiu retomar o tumblr, fechado desde 2014. Agora, ele se transforma nesse instrumento?


Iran - Agora, ele é não só um instrumento de militância, mas um instrumento de enfrentamento, para incluir outras pessoas nesse debate. Com fotos de crianças em poses inusitadas e em contexto divertido, a gente consegue acessar pessoas que nunca tinham sabido do debate de gênero. Ele atrai pessoas para essa discussão com uma forma que não é acadêmica.


Por Rômulo Costa

Repórter do O POVO
O que você achou desse conteúdo?