[FOTO1]
Uma experiência inédita no jornalismo. Contemporânea, colaborativa e de  maior capilaridade. Três veículos de comunicação nordestinos firmaram  parceria e dão início à troca de produção jornalística. Os jornais O  POVO, Correio e o Jornal do Commércio formam a Rede Nordeste, que  consiste na troca de conteúdo, na aproximação entre os estados do Ceará,  Pernambuco e Bahia, e em uma nova forma de ver e ser visto.
  
O modelo permite que matérias dos três veículos sejam compartilhadas e  divulgadas nas plataformas digitais e impressas dos jornais. Devidamente  referenciadas e trazendo detalhes que apenas a apuração local consegue  perceber, sem o filtro de agências de notícias. É a quebra de uma lógica  da divulgação de informações que, por muito, limita as vozes regionais,  sejam elas de cunho social, econômico ou político.
  
A experiência já resultou em algumas matérias publicadas pelo Portal O  POVO Online, com temáticas que variam entre a história do neto que  eternizou a rotina da avó que sofria de Parkinson à proibição de mais  voos no Aeroporto Internacional do Recife. A Rede Nordeste é  estratégica, mexe com a produção e a repercussão de notícias, traz para  mais perto outros veículos e lança O POVO e o Ceará. 
  
“Essa parceria tem permitido sabermos mais rápido e com mais qualidade  sobre o que acontece nos principais centros do Nordeste. Já temos  resposta da audiência às matérias publicadas a partir da Rede. Os  números mostram o interesse do leitor do O POVO nos assuntos regionais”,  detalha o editor-executivo do Portal O POVO Online, Érico Firmo. 
  
Entre os números que podem ser apresentados a partir dessa colaboração  entre veículos respeitados está a marca de, pelo menos, 60 milhões de  visualização de páginas. Difusão rápida e consistente de dados e  informações entre as empresas.
[QUOTE1]  
O diretor-geral de Jornalismo do O POVO, Arlen Medina Néri, destaca o  potencial que a Rede dará às coberturas das mais diversas áreas.  “Economia, política, esportes, cultura, tecnologia, meio ambiente.  Informações checadas que impactam diretamente em públicos qualificados  do Ceará, Bahia e Pernambuco. Juntos, somos o maior ‘hub’ de informações  jornalísticas do Nordeste brasileiro”, afirma. Destaca ainda a  importância da convergência de dados entre as empresas de comunicação, o  que configura uma tendência do jornalismo. “Na essência, somos uma  aliança pelo jornalismo de qualidade”, frisa. 
[QUOTE2]  
“Este é um projeto onde compartilham seus conteúdos três marcas  importantes do jornalismo nordestino. Marcas de credibilidade e  relevância, no Nordeste e no Brasil. É um projeto inovador e de força  jornalística em tempos de fake news”, ressalta Laurindo Ferreira,  diretor de Redação do Jornal do Commércio. Para ele, a Rede representa a  melhor forma de atuar contra a propagação de notícias falsas: “O  jornalismo de credibilidade”.
[QUOTE3]  
Para o leitor, a possibilidade de saber mais, de estar mais próximo de seus vizinhos regionais. Para os principais setores comerciais, sociais e políticos da sociedade, uma forma de estar informado e de agir diante das demandas dos mais variados segmentos. Para a comunicação, mais um passo rumo ao futuro, de credibilidade, estratégia e sustentabilidade. “A união de três dos principais jornais de qualidade do País fortalece o Nordeste e traz ganhos aos seus leitores e parceiros”, avalia Roberto Gazzi, diretor de Jornalismo e Mídias Digitais do Jornal Correio, da Bahia.
A MARCA 
“A IDENTIDADE pensada para a Rede Nordeste nasce da vontade de unificar  uma voz. É, através da representação de um território tão diverso e  extenso, que as formas percorrem um caminho do litoral ao sertão, do  contemporâneo à cultura de raiz. O movimento circular da rede gira entre  o nordeste e o lado de fora. É uma região transformando essa enorme  diversidade em um movimento fluído, dinâmico e único”
  
 MARINA MOTA
 designer do O POVO que desenvolveu a marca da Rede Nordeste 
O POVO Audiência do opovo.com.br 
 (Google Analytics)
 – 22,7 milhões de PageViews 
 (abril/18)
 
 Redes sociais
 1,3 milhão de seguidores (Facebook); 773 mil seguidores (Twitter), 439 mil seguidores (Instagram)   					        
VEÍCULOS 
 JORNAL DO COMMERCIO Audiência do jc.com.br
 (Google Analytics) – 11,1 milhões de PageViews (março/18)
 
 NE10, – 26 milhões de pageviews em março
 
 Redes sociais
 810 mil seguidores (Facebook do JC); 357 mil seguidores (Twitter), 221 mil seguidores (Instagram) 
 CORREIO*
 Audiência do correio24horas.com.br (ComScore)
 – 29 milhões de PageViews 
 (março/18)
 
 Redes sociais
 817 mil seguidores (Facebook); 462 mil seguidores (Twitter), 142 mil seguidores (Instagram)